Futura: Lula perderia para Tarcísio e empataria com outros no 2º turno

Foram realizadas 2.001 entrevistas, entre os dias 3 e 9 de dezembro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Rafael Villarroel, da CNN Brasil*, São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)  • Presidência da República e Governo de São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente Lula (PT) perderia para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno nas eleições do que ano que vem, e empataria tecnicamente com outros possíveis candidatos, segundo levantamento Apex/Futura divulgado nesta sexta-feira (12).

Ao todo, seis cenários foram testados. Foram ouvidas 2.001 pessoas, em 887 municípios, entre os dias 3 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

No cenário testado entre Lula e Tarcísio, o governador de São Paulo lidera com 47,3% contra 39,3% do presidente.

Já contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), ambos empatam pela margem de erro, sendo 43,6% de Junior contra 39,5% de Lula.

Contra Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, o cenário acirra ainda mais, tendo Lula, 40,7%, e Zema, 39,9%.

Quando a adversária é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o presidente aparece em segundo lugar, com 41,5%, enquanto Michelle soma 45,8%. Também há empate técnico.

Na disputa contra o ex-senador e atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), a disputa empata pela margem de erro, sendo 41,5% de Caiado, contra 39,6% de Lula.

Por fim, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) — que há uma semana anunciou que será o sucessor do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no próximo pleito — o petista tem vantagem numérica, com 42,1%, já Flávio marca 41,6%.