Lula aparece à frente na Austrália e na Nova Zelândia; Flávio, no Japão
Atual presidente, Lula aparece à frente na Austrália e na Nova Zelândia; senador Flávio Bolsonaro lidera no Japão, terceiro maior colégio eleitoral no exterior
Os votos de eleitores brasileiros no exterior foram 11% apurados. A totalização destas urnas eletrônicas indica a vitória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas sessões da Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) superou o petista entre eleitores que votam no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são 918.876 brasileiros que vivem no exterior e estão aptos a votar. O número caracteriza pouco mais de 0,5% do eleitorado brasileiro, estimado em aproximadamente 158,7 milhões de pessoas.
No segundo maior colégio eleitoral, em Portugal, Lula conquistou 26.401 votos, enquanto Flávio ficou com 19.412. A abstenção no país, porém, chegou a 61%.
Com mais de 41 mil eleitores aptos a votar, a Alemanha é o quinto maior colégio eleitoral no exterior. Em sessões distribuídas por Berlim, Frankfurt e Munique, Lula teve 13.525 votos, à frente de Flávio Bolsonaro que foi recebeu voto de 3.532 eleitores.
Com sessões em Camberra e Sydney, 7.141 brasileiros que vivem na Austrália optaram pelos candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votos. Destes, Lula recebeu a maior parte dos votos. Foram 4.562 para o atual presidente, ante 2.579 que votaram no senador carioca.
No país vizinho, a Nova Zelândia, foram 298 votos para os dois primeiros colocados. Destes 234 foram destinados a Lula e 64 a Flávio Bolsonaro.
Nos Estados Unidos, maior colégio eleitoral fora do Brasil com 265 mil eleitores aptos a participar do pleito, Flávio Bolsonaro obteve 45.004 de votos, enquanto o petista somou 28.335.
Entre os países da América Latina, o presidente Lula aparece à frente no Chile, onde conquistou 928 votos, frente aos 809 de Flávio. Na Argetina, Lula recebeu 3.747 votos e Flávio Bolsonaro teve 1.681 votos. No Paraguai, o candidato do PL teve 3.848 votos e Lula teve 546.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro anotou uma vitória no terceiro maior colégio eleitoral fora do Brasil: o Japão. No país asiático, foram 24.601 eleitores que votaram em Flávio Bolsonaro, contra 5.234 que escolheram Lula. Havia sessões em Nagoia, Hamamatsu e Tóquio.
Nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, Flávio Bolsonaro venceu por 147 votos. O senador recebeu a preferência de 659 eleitores, enquanto o atual presidente registrou 512 votos.
Conforme o TSE, a quantidade de eleitores fora do país passou por um crescimento exponencial nos últimos anos. Entre 2010 e 2026, o aumento no número de pessoas com domicílio eleitoral fora do país foi de 358%.
Ainda de acordo com o Tribunal, para as eleições deste ano, a previsão é instalar seções eleitorais em 186 cidades do exterior. Os locais de votação ficam principalmente em consulados e embaixadas brasileiras, mas podem ser instalados em escolas, hotéis e outros espaços.
*Em atualização
*Texto: Lucas Massei, da CNN Brasil. Dados: Matheus Oliveira, Beatriz Oliveira, Manuela Miniguini, Patrick Palhares, Ana Letícia Furtado, da CNN Brasil


