Marcelo Queiroz chega para 1º debate entre candidatos a prefeito do Rio na TV
Embate é o primeiro encontro entre os postulantes à disputa pela prefeitura da capital fluminense
O deputado federal Marcelo Queiroz (PP) chegou à TV Bandeirantes para o primeiro debate entre os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, que acontece nesta quinta-feira (8).
Na chegada, Queiroz falou a jornalistas sobre suas expectativas para a campanha eleitoral e para o debate.
“Quero um Rio de Janeiro para o futuro. Um Rio de Janeiro que discuta novas formas de transporte, que respeita o meio ambiente, que discute animais e outros temas que são do dia a dia de todas as pessoas”, afirmou.
Defensor da causa animal, o candidato chegou com uma pequena cachorra no colo. Segundo ele, o animal é como uma “filha” e faz “papel de suporte emocional”.
Também participam do embate:
- o deputado federal Alexandre Ramagem (PL),
- o atual prefeito Eduardo Paes (PSD),
- o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil),
- e o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL).
A disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro tem outros quatro candidatos, mas eles não foram convidados por não terem a representação mínima no Congresso:
- Carol Sponza (Novo)
- Cyro Garcia (PSTU)
- Henrique Simonard (PCO)
- Juliete Pantoja (UP)
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
Como será o debate?
O encontro entre os candidatos a prefeito da capital fluminense será dividido em três blocos, cada qual com suas regras e dinâmicas. Veja abaixo como será organizada a divisão:
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta.
Segundo bloco
Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
Terceiro bloco
Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida.
Direito de resposta
Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.