Meio/Ideia: Lula empataria com Flávio, Tarcísio e Michelle no 2º turno
Pesquisa ouviu 1.500 eleitores, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro; margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataria com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em eventuais disputas de segundo turno pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (4).
No cenário com Flávio, que foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) como seu sucessor, Lula tem 45,8% contra 41,1% do senador — o que representa empate técnico (veja detalhes no gráfico abaixo).
Contra Tarcísio, o petista teria 44,7% e o governador, 42,2%. Embora tenha sido um dos cotados na corrida pela Presidência, o chefe do Executivo paulista tem dito que concorrerá à reeleição em São Paulo.
Já no embate contra Michelle, Lula soma 45% das intenções de voto e Michelle, 40,7%.
O levantamento também simulou disputas diretas contra os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Ratinho Junior (PSD), do Paraná, Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, Ronaldo Caiado (PSD), de Goiás, o coordenador do MBL, Renan Santos (Missão) e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC). Em todas, Lula sairia vencedor (veja abaixo).
A pesquisa Meio/Ideia entrevistou 1.500 eleitores, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Canal Meio e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08425/2026.
Fernando Haddad como candidato
A pesquisa ainda testou três eventuais cenários de segundo turno com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como candidato. Nessas disputas — contra Flávio, Ratinho e Tarcísio —, haveria empate técnico. Veja:


