Prazo para baixar o e-Título acaba neste sábado (5)
No domingo (6), quando os eleitores irão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, download do aplicativo não estará disponível
Os eleitores que planejam votar utilizando o título de eleitor digital têm até este sábado (5) para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título.
No domingo (6), quando os eleitores irão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o download do aplicativo não estará disponível.
O acesso só será retomado na segunda-feira (7). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida implementada visa evitar a instabilidade do sistema no dia da votação.
O e-Título foi lançado em 2017 e pode ser utilizado como documento de identificação, por pessoas que realizaram o cadastro biométrico, inclusive na hora de votar. O aplicativo conta com informações como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Após baixar o aplicativo nas lojas da Apple e Android, basta que o usuário preencha os dados pessoais solicitados e valide o acesso ao aplicativo.
No momento da votação, o eleitor não poderá acessar a urna eletrônica com o celular em mãos e deverá deixá-lo com o mesário.
Quais outros documentos podem substituir o título de eleitor?
- RG (carteira de identidade)
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
- Carteira de trabalho;
Quais documentos não são aceitos?
Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas como opções para substituir o título de eleitor.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições está marcado para este domingo, 6 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno, a votação acontecerá no dia 27 do mesmo mês. O segundo turno só pode acontecer em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa obter não só mais votos do que seus concorrentes, mas mais da metade dos votos válidos — ou seja, 50% mais um voto.
Caso essa maioria não seja atingida, acontece o segundo turno. Nele, apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrem.
*Com informações de Maria Clara Matos, da CNN, e da Agência Brasil