Real Time: Lula vence Flávio e empata com Tarcísio e Leite no RS
Foram realizadas 1.200 entrevistas, entre os dias 5 e 16 de dezembro; a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence o senador Flávio Bolsonaro (PL) e empata com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), em um eventual primeiro turno no estado gaúcho nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira (17).
Ao todo, foram ouvidas 1.200 pessoas no estado, entre os dias 5 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário testado, o presidente lidera com 30%, ante 21% do senador. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), soma 19%, e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem 2%.
Na sequência, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o ex-ministro Aldo Rebelo (DC) e o líder do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos (Missão), empatam em 1%.
Em um segundo panorama, Lula chega a 28%, já Leite tem 25%, empatando tecnicamente. Flávio Bolsonaro soma 17%. Caiado mantém os 2%, seguido por Zema, Rebelo e Renan, ambos com 1%.
No último cenário, Lula empata com Tarcísio de Freitas, os dois somam 32%. Caiado oscila para 3%, Zema e Rebelo anotam 2% e Renan Santos mantém 1%.
Em âmbito nacional, a pesquisa ouviu 33.000 pessoas, distribuídas nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, ponderadas de acordo com cada eleitorado.
*Sob supervisão de Douglas Porto


