Trajetória de vida, críticas, apelo à periferia: candidatos em SP estreiam horário eleitoral gratuito no rádio
Quatro dos dez candidatos à Prefeitura de São Paulo têm direito a veicular seus programas nas emissoras de rádio e televisão
Os candidatos a prefeito nas eleições de 2024 estrearam, na manhã desta sexta-feira (30), no horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio.
Em São Paulo, dentre 10 candidatos, apenas quatro – Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) – têm direito à propaganda gratuita devido ao desempenho de seus partidos nas eleições de 2022.
A ordem de veiculação de cada candidato foi definida no último dia 21, em sorteio realizado na 2ª Zona Eleitoral de Perdizes, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Nesta sexta, a campanha de Ricardo Nunes, prefeito e candidato à reeleição, foi a primeira a veicular sua propaganda. Em seguida, foram transmitidos os programas de José Luiz Datena, Tabata Amaral e Guilherme Boulos.
Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU) não terão direito à propaganda gratuita por conta do desempenho de seus partidos nas últimas eleições.
Veja como foi o 1º dia de horário eleitoral dos candidatos nas rádios
Ricardo Nunes (MDB)
Dono do programa com maior duração, com 6 minutos e 30 segundos, o prefeito Ricardo Nunes optou por formato semelhante a uma entrevista na rádio, destacando o fato de ter sido vice-prefeito de Bruno Covas (PSDB), morto em decorrência de um câncer, em 2021, além de relembrar sua experiência no Legislativo municipal.
“A minha experiência de vida, como, por exemplo, ter sido vereador durante oito anos, participando do orçamento da cidade de São Paulo, muitas vezes como relator, me trouxe uma bagagem, uma experiência, que eu trouxe para a administração”, disse o prefeito.
José Luiz Datena (PSDB)
No decorrer de seus 35 segundos de programa, o apresentador José Luiz Datena discursou sobre a importância de ser sincero com os eleitores e criticou candidatos que prometem o que não têm coragem de fazer.
“Mentir é muito mais fácil, não custa nada. Falar a verdade custa caro, porque é uma promessa que se assume com o povo. E só quem não tem vergonha na cara não cumpre promessa com o povo”, declarou Datena.
Tabata Amaral (PSB)
Com o programa de menor duração, 30 segundos, a voz da deputada Tabata Amaral foi a única não ouvida durante o horário eleitoral. O programa da candidata apostou em se comunicar com a população da periferia paulistana.
“Cansado de esperar ônibus, fila do exame e esperar a prefeitura resolver os problemas? Essa é a pergunta-chave dessa eleição. Você mora na periferia e está cansado de nunca ser prioridade? Então é Tabata”, detalhou a propaganda.
Guilherme Boulos (PSOL)
Com direito a 2 minutos e 22 segundos de propaganda, o deputado federal Guilherme Boulos usou parte do seu programa para criticar seus principais adversários – o atual prefeito, Ricardo Nunes, e o empresário Pablo Marçal (PRTB). Segundo ele, seu programa de governo será apresentado aos ouvintes ao longo dos próximos dias.
“Essa eleição vai ser fundamental para o futuro da nossa cidade, porque São Paulo já derrotou o bolsonarismo em 2022 e, agora, essa ameaça vem de novo. E o que é pior: agora, tem dois candidatos que representam esse projeto”, afirmou Boulos.
Quem são os candidatos a prefeito de SP
- 1 de 11
Veja quem são os candidatos a prefeito de São Paulo • Arte CNN
- 2 de 11
Altino Prazeres é o candidato do PSTU para a Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 3 de 11
Bebeto Haddad é o candidato da DC à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
-
- 4 de 11
Guilherme Boulos é candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo • 06/04/2024 - Leandro Paiva/Imprensa Guilherme Boulos
- 5 de 11
João Pimenta (PCO) é candidato à Prefeitura de São Paulo • Divulgação/PCO
- 6 de 11
José Luiz Datena (PSDB) é candidato à Prefeitura de São Paulo • Reprodução
-
- 7 de 11
Marina Helena é candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo • Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
- 8 de 11
Pablo Marçal é o candidato pelo PRTB à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 9 de 11
Ricardo Nunes é candidato do MDB para concorrer à reeleição • Divulgação
-
- 10 de 11
Ricardo Senese é o candidato do UP à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 11 de 11
Tabata Amaral é candidata pelo PSB à Prefeitura de São Paulo • Billy Boss/Câmara dos Deputados