Segundo turno: veja como justificar o voto via app e-Título

Segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência nas eleições deste domingo (27) é até 7 de janeiro de 2025

Gisele Farias*, da CNN, São Paulo
E-Título pode ser usado como documento de identificação para eleitores que têm cadastramento biométrico  • Antonio Augusto/Ascom/TSE
Compartilhar matéria

O eleitor que não conseguir votar nas eleições municipais deste domingo (27) pode realizar a justificativa através do aplicativo e-Título.

Aqueles que não justificarem sua ausência ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e não poderão, por exemplo, obter a certidão de quitação eleitoral, dentre outras consequências.

Segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência nas eleições deste domingo é até 7 de janeiro de 2025.

Como justificar o voto

Para realizar a justificativa do voto nestas eleições municipais através do aplicativo e-Título, é necessário seguir o passo a passo abaixo.

  1. O primeiro passo é baixar o aplicativo E-título no celular
  2. Após o login, o eleitor deve preencher os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais
  3. Em seguida, é necessário responder as perguntas solicitadas pelo sistema para verificação da identidade
  4. Após a validação da identidade, o eleitor deve voltar à página inicial do aplicativo e acessar “mais opções”
  5. Em seguida, deverá acessar a opção “justificativa de ausência”
  6. Por último, deve escolher a eleição a ser justificada, explicar o motivo da ausência e adicionar um endereço de e-mail

Quando a justificativa for apresentada no dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. Caso realizada depois, o eleitor deverá incluir a documentação para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

É necessário ficar atento, pois o acesso ao aplicativo e-Título está disponível somente para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

Além disso, os eleitores que não baixaram ou atualizaram o aplicativo antes deste domingo (27) somente conseguirão retomar o download na segunda-feira (28). Isso porque a Justiça Eleitoral determina que no dia da votação o download do aplicativo não esteja disponível.

Os eleitores que estiverem no exterior no dia da eleição e queiram apresentar justificativa pela ausência também podem utilizar o e-Título.

E-Título: entenda como funciona o título de eleitor digital

O e-Título é um aplicativo do governo federal. Ele permite que o cidadão tenha acesso a uma espécie de via digital do seu título de eleitor.

Ele também informa sobre o local de votação, além de disponibilizar documentos como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais – contudo, não é possível ter acesso às declarações no dia das eleições. Ele também é utilizado para justificar ausência em votações.

Apuração

A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).