10 músicas inspiradas em São Paulo para ouvir no aniversário da cidade
Capital paulista completa 470 anos nesta quinta-feira (25)

Nesta quinta-feira (25), a cidade de São Paulo completa 470 anos. E para comemorar, a CNN separou uma lista com 10 músicas que foram inspiradas e falam da capital paulista. Alguns artistas, inclusive, escreveram mais de uma canção sobre a cidade da garoa. Confira:
"Trem das Onze" - Adoniran Barbosa
Aposto que você já ouviu o trecho: "Moro em Jaçanã, se eu perder esse trem; Que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã". A canção criada em 1964 é uma das 24 músicas sobre São Paulo, do cantor Adoniran Barbosa.
"Sampa" - Caetano Veloso
Caetano também homenagem a cidade da garoa e mencionou duas avenidas importantes dela em sua canção "Sampa". "Alguma coisa acontece no meu coração; Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João" aparecem logo nos primeiros versos.
"Sampa Midnight" - Itamar Assumpção
Assim como Adoniran, Itamar compôs diversas músicas sobre São Paulo. Em "Sampa Midnight" o cantor narra sobre uma noite em uma boate e cita lugares da cidade em que passou: "Deu blackout na Paulista, breu no Trianon"; "Cadê o vão do museu? Sumiu".
"Fim de Semana no Parque" - Racionais MC's
A desigualdade social que existe em São Paulo também serviu de inspiração para a composição de canções. É o caso de "Fim de Semana no Parque" que fala "A toda comunidade pobre da zona sul"; "Chegou fim de semana todos querem diversão"; "Só alegria nós estamos no verão, mês de janeiro".
Vale ressaltar que a música "Da ponte pra cá" dos Racionais MC's também cita São Paulo.
"Não existe amor em SP" - Criolo
De uma forma mais crítica, Criolo menciona a cidade e cita o lado que os turistas não veem em "Não existe amor em SP", música lançada em 2011. "Não existe amor em SP"; "Os bares estão cheios de almas tão vazias", é citado na canção.
"As Minas de Sampa" - Rita Lee
Nascida na capital paulista, a rainha do rock brasileiro também fez canções em homenagem à sua cidade. Na letras, Rita descreve o que as meninas paulistanas almejam: "As mina de Sampa querem grana, um cara bacana"; "As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!" e também cita que "Praia de paulista é o Ibirapuera".
Nesta quinta (25), ainda serão realizados dois tributos à Rita Lee. Os detalhes você confere aqui.
"Rua Augusta" - Ronnie Cord
O maior sucesso do cantor da jovem guarda foi "Rua Augusta". Lançada em 1964, a canção diz: "Entrei na rua Augusta"; "A cento e vinte por hora"; "Botei a turma toda"; "Do passeio pra fora". No decorrer da canção, o artista também menciona o bairro do Anhangabaú e a galeria Prestes Maia.
"Pobre paulista" - IRA!
A banda de rock IRA! formada em 1981 em São Paulo também retratou a cidade e fez homenagem ao lugar que vieram com a música "Pobre paulista".
"São São Paulo" - Tom Zé
Apesar de ter nascido na Bahia, o cantor e compositor Tom Zé prestou homenagem a capital paulista e cita a "aglomerada solidão" da cidade e menciona que "apesar de todo defeito, a carrega no peito".
Vale ainda dizer que Tom Zé também mencionou os bairros da cidade em outra canção intitulada como "Augusta, Angélica e Consolação".
"Sampa no Walkman" - Engenheiros do Hawaii
A banda de rock brasileira formada em 1985 é de Porto Alegre, mas isso não impediu que o grupo se inspirasse em São Paulo para compor uma canção. No decorrer das letras, eles ainda mencionam características da cidade: "Deuses da chuva"; "Demônios da garoa"; "Garotas propaganda, além dos outdoors"; "FIESP, favelas".


