"2 Filhos de Francisco": o que é verdade e o que é ficção no filme?
Cinebiografia mostra a trajetória da dupla Zezé Di Camargo e Luciano até o sucesso nacional

Lançado em 2005, "2 Filhos de Francisco" narra a trajetória dos irmãos Mirosmar José e Welson David, que viriam a ser conhecidos como Zezé Di Camargo e Luciano. A cinebiografia da dupla sertaneja vai ao ar na Sessão da Tarde nesta sexta-feira (8).
O título é protagonizado por Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Ângelo Antônio e Dira Paes. A direção é de Breno Silveira, que fazia sua estreia no cargo. Ele é o responsável por produções como "Gonzaga - De Pai Para Filho" (2012), "Entre Irmãs" (2017) e "DOM" (2021-2024)
Ambientado em Pirenópolis, no interior de Goiás, o lavrador Francisco Camargo tem o sonho de transformar um de seus nove filhos em uma grande estrela da música sertaneja. Ele deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos.
O primogênito e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido à perda da propriedade onde moravam, a família é obrigada a se mudar para Goiânia.
Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de quatro meses.
Os irmãos começam a fazer sucesso e chegam a cantar para mais de seis mil pessoas em um espetáculo no interior do país em Imperatriz, no Maranhão, mas a morte precoce de Emival, em um acidente automobilístico encerra a carreira da dupla.
Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé Di Camargo. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outros artistas cantem composições suas.
Alguns anos depois, ele reencontra seu irmão Welson, que passa a usar o nome artístico de Luciano, e vê nele o potencial de um parceiro ideal para levar carreira musical adiante e alcançar o sucesso no mundo da música.
O que é verdade e o que é ficção em "2 Filhos de Francisco"?
O filme é baseado em uma história real, mas inclui elementos de dramatização para criar uma narrativa mais fluida e emocionante para o telespectador. Zezé já falou diversas vezes da fidelidade da trama com os fatos.
Como qualquer cinebiografia que precisa resumir décadas em pouco mais de duas horas, o filme comprime eventos e omite detalhes. Por exemplo, a jornada de Zezé antes de estourar como cantor foi mais longa e com mais percalços do que o filme consegue mostrar.
Além disso, a cena em que Zezé escreve rapidamente "É O Amor" é uma representação do fato. Na vida real, a composição foi um processo mais gradual. O cantor contou que, na época, morava com a família e Luciano em um apartamento pequeno e só conseguia compor de madrugada, quando todos estavam dormindo. O filme simplificou esse processo.