Cannes e Veneza se juntam ao YouTube para festival de cinema online gratuito

A partir de 29 de maio, We Are One terá programação de dez dias com curadoria de vinte dos maiores festivais do mundo

da CNN
27 de abril de 2020 às 17:42 | Atualizado 27 de abril de 2020 às 18:34
We Are One é uma iniciativa do YouTube em parceria com vinte festivais internacionais de cinema
Foto: Reprodução

O YouTube anunciou nesta segunda-feira (27) uma parceria com vinte dos maiores festivais de cinema do mundo para promover um evento de dez dias, com transmissão gratuita.

O "We Are One: A Global Film Festival" está previsto para os dias 29 de maio a 7 de junho, com curadoria pela organização de festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance e Tribeca. A programação incluirá longas e curta-metragens, documentários, música e fóruns de discussão e estará disponível em youtube.com/weareone.

Ainda não foi divulgado quais serão as obras em exibição. De acordo com o comunicado do YouTube, mais informações serão publicadas nas próximas semanas.

Durante a transmissão, os espectadores poderão fazer doações para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e para organizações locais de apoio aos afetados pela COVID-19.

O cancelamento do Festival Internacional de Cinema de Cannes na França em maio e incertezas sobre os festivais de Veneza e Toronto em setembro por causa da pandemia do novo coronavírus privaram os cineastas e estúdios cinematográficos de janelas cruciais para divulgar suas novas produções ao público.

Leia também:

Festival de Cannes não acontecerá em 'formato convencional' neste ano

A organização de Cannes disse estar orgulhosa de participar da iniciativa para "destacar filmes e talentos verdadeiramente extraordinários, permitindo às plateias vivenciar tanto as nuances de como se contam histórias em todo o mundo quanto as personalidades artísticas de cada festival".

A lista completa dos festivais participantes é: Annecy (França), Berlim, Cannes, Guadalajara (México), Jerusalém, Karlovy Vary (República Tcheca), Locarno (Suíça), Londres, Macau,  Marrakech, Mumbai, Nova York, San Sebastian, Sarajevo (Bósnia), Sundance, Sydney, Tóquio, Toronto, Tribeca e Veneza.

Com informações da Reuters