Netflix não vai enviar filmes e artistas para festivais de cinema

Gigante norte-americana do streaming decidiu que não participará de eventos que servem de termômetro para a cerimônia do Oscar

Marianne Garvey, da CNN
28 de maio de 2020 às 13:56
Após pandemia do novo coronavírus, Netflix decidiu não participar de festivais
Foto: Divulgação/ Netflix

A Netflix não participará do circuito de festivais nesta temporada, de acordo com informações da Indiewire, publicação especializada em notícias da indústria cinematográfica. A empresa manterá, no entanto, o patrocínio de alguns destes eventos. 

Com essa decisão, a gigante norte-americana do streaming decidiu que seus talentos ou filmes não estarão em eventos de cinema populares, como Telluride, Nova York e Veneza.

Esses festivais ajudam os produtores e a mídia a divulgarem seus filmes e, normalmente, servem de termômetro para a cerimônia do Oscar, realizada em fevereiro.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os organizadores de muitos destes eventos ainda não decidiram se continuarão com as agendas, se transformarão em cerimônias virtuais ou se vão cancelar os festivais.

Leia também:

Chegada da HBO Max faz ação da Netflix cair mais de 10%

Os principais lançamentos de maio na Netflix e na Amazon Prime

A estratégia da Netflix em relação às premiações, no entanto, estava sendo alterada mesmo antes da pandemia de Covid-19.

Acordos para exibir seus filmes para influenciadores no Paris Theatre em Nova York e no Egyptian Theatre em Los Angeles ainda podem ocorrer, desde que tomadas as precauções necessárias. De qualquer forma, em 2020 não são necessárias exibições públicas para entrar no circuito de premiações.

Isso porque tanto a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, quanto a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo Globo de Ouro, permitirão que filmes em streaming se qualifiquem para a próxima temporada.