Ian Holm, o Bilbo Bolseiro de ‘O Senhor dos Anéis’, morre aos 88 anos


Jack Guy, da CNN
19 de junho de 2020 às 11:36 | Atualizado 19 de junho de 2020 às 12:16
Ian Holm interpretou o famoso Bilbo Baggins na trilogia "O senhor dos anéis"

Ian Holm interpretou o famoso Bilbo Baggins na trilogia O senhor dos anéis

Foto: Everett Collection

O ator britânico Ian Holm morreu nesta sexta-feira (19) aos 88 anos, segundo um comunicado de seu agente. A causa da morte não foi oficialmente divulgada, mas o jornal The Guardian fala em doença relacionada ao mal de Parkinson.

Holm teve uma carreira longa e variada, interpretando uma série de personagens, incluindo Bilbo Baggins na trilogia O Senhor dos Anéis, Ash em Alien, O Oitavo Passageiro (1979), e o treinador Sam Mussabini em Carruagens de Fogo (1981), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Nascido em Essex, sudeste da Inglaterra, em 1931, Holm estudou artes cênicas na Royal Academy of Dramatic Art (Rada), em Londres.

Assista e leia também:

Empresa chinesa de tecnologia anuncia jogo de ‘O Senhor dos Anéis’ para celular

Novo fóssil 'brasileiro' homenageia personagem de 'O Senhor dos Anéis'

Após um período de sucesso no teatro, ele iniciou projetos na televisão e, posteriormente, no cinema. Holm também interpretou o padre Vito Cornelius em O Quinto Eemento (1997) e o professor Fitz em O Aviador (2004).

Em 1989, foi nomeado Comandante do Império Britânico (CBE) e, em 1998, foi condecorado por seus serviços às artes cênicas.

A Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (Bafta, em inglês) fez uma homenagem ao ator em sua conta no Twitter: “Estamos muito tristes de saber da morte de Ian Holm”.

O diretor e roteirista Edgar Wright agradeceu Holm por suas grandes performances. “Descanse em paz Ian Holm, um ator genial que trouxe presença considerável a papéis engraçados, emocionantes e aterrorizantes”, escreveu ele na mesma rede social.

(Texto traduzido. Clique aqui e leia o original em inglês.)