Autoridades dos EUA disparam pulsos sonoros em buscas pela atriz Naya Rivera

'Nós não sabemos se ela será encontrada daqui cinco minutos ou daqui cinco dias, mas nós vamos continuar nesses esforços', diz porta-voz da polícia local

Amir Vera e Cheri Mossburg, CNN
11 de julho de 2020 às 05:59
Naya Rivera durante a premiação do People's Choice Awards de 2014, em Los Angeles
Foto: Kevork Djansezian - 08.jan.2014 / Reuters

Autoridades estão usando equipamentos Sonar e cachorros especialmente treinados nas buscas pela atriz de Glee Naya Rivera em águas turvas, dizendo que a operação pode levar dias.

Naya, de 33 anos, desapareceu no lago Piru, que fica no condado de Ventura, no sul da Califórnia. Ela foi ao lago naquela tarde e alugou um barco com seu filho de 4 anos, segundo as autoridades. O filho da atriz estava no barco, mas ela não estava em nenhum lugar visível.

Um colete salva-vidas foi encontrado no barco e o menino estava usando outro. Os investigadores encontraram a bolsa da atriz e o documento dela, mas nenhuma outra pista foi achada no barco. Naya Rivera foi considerada morta.

O lago permanece fechado para o público enquanto as buscas continuam. "Nós não sabemos se ela será encontrada daqui cinco minutos ou daqui cinco dias, mas nós vamos continuar nesses esforços", disse o capitão Eric Buschow, porta-voz do gabinete do xerife de Ventura.

O gabinete está trabalhando em conjunto com a Guarda Costeira e os oficiais do condado de Tulare nos esforços de busca. Os investigadores estão usando o sonar de varredura lateral na água com visibilidade de apenas um pé, disse Buschow.

Um cachorro especialmente treinado também está sendo usado nas buscas. O animal é treinado para cheirar abaixo da superfíce e alertar se identificar um corpo afundado na água.

O equipamento sonar forneceu algumas imagens na noite da quinta-feira (9). Nas áreas que foram pesquisadas, nada foi encontrado.

O lago Piru é o resultado de um desfiladeiro que foi represado e inundado. Possui em torno de 2 quilômetros de comprimento e cerca de 130 pés de profundidade no seu ponto mais profundo.

Assista e leia também:

Polícia divulga vídeo de atriz Naya Rivera saindo com barco

Naya Rivera e as tragédias que marcaram o elenco de ‘Glee’

"Há um fluxo para esse lago", disse o porta-voz. "Mesmo com essa correnteza, onde quer que ela deságue, eles estão confiantes que é onde ela poderá ser encontrada".

Um plano para baixar o nível do lago é planejado para o próximo mês a fim de reformar a barragem. O plano foi elaborado muito antes do desaparecimento de Naya Rivera, de acordo com Buschow. 

Detetivas falaram com o filho de Rivera e, como resultado dessa conversa, não acreditam que a atriz conseguiu chegar à costa, disse Buschow.

Naya Rivera interpretou Santana Lopez na série Glee, da Fox, por seis anos entre 2009 e 2015 e apareceu em quase todos os episódios da série de comédia dramática musical. Ela também participou da sitcom The Royal Family, da CBS, e do filme de comédia Mestre do Disfarce (2002).

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).