'In the Air Tonight', de Phil Collins, volta às paradas após vídeo de gêmeos

Tik Tok transforma em sucesso novamente músicas que foram consagradas no passado

Scottie Andrew da CNN
13 de agosto de 2020 às 10:50 | Atualizado 13 de agosto de 2020 às 11:25
Cantor inglês Phil Collins
Foto: Reprodução

A música “In the Air Tonight” entrou nas paradas quase 40 anos após seu lançamento. Phil Collins tem que agradecer aos irmãos Williams pelo fato.

Tim e Fred Williams, gêmeos youtubers de 22 anos, se filmaram recentemente ouvindo a música de Phil Collins (lançada como single em 1981) pela primeira vez. A reação cativante deles - queixo caído, sorrisos com cara de espanto quando entra o solo de bateria – parece ter reavivado a popularidade da música.

Na terça-feira (11), “In the Air Tonight” alcançou o segundo lugar no iTunes, atrás apenas de "WAP", uma colaboração entre Cardi B e Megan Thee Stallion.

“In the Air Tonight” nunca caiu no ostracismo – aquele famoso solo de bateria não podia mesmo ser esquecido – mas não havia exatamente encontrado um público da Geração Z. Diferentemente de “Break My Stride”, também dos anos 80, a música não tinha alcançado a fama no TikTok.

Daí entram os irmãos Williams.

Os irmãos de Gary, Indiana, gravam vídeos ouvindo artistas conhecidos pela primeira vez e compartilham no YouTube – são os “First Time Hearing” (“Primeira Audição”). Eles reagiram a Whitney Houston, Lauryn Hill e Dolly Parton (que ficou encantada com a resposta positiva a “Jolene”).

Mas a reação deles à música de Phil Collins, uma canção lenta e de batida marcada que vai crescendo aos poucos, os ajudou a se libertar. No início do vídeo, os irmãos Williams balançavam a cabeça com a batida, curtindo casualmente o estilo musical melancólico de Collins.

Então a bateria começou. E os gêmeos foram à loucura.

O vídeo já teve 4 milhões de visualizações.

O compositor inglês não comentou sobre o ressurgimento de seu sucesso do início dos anos 80. Mas a diretora de cinema Ava DuVernay resumiu sucintamente seu sucesso ao compartilhar o vídeo dos gêmeos: “E Phil saltou para o topo do iTunes porque gente nova está descobrindo e gente velha está se lembrando de como essa música é incrível”, escreveu no Twitter.

A reação alegre a uma canção de décadas atrás foi um antídoto bem necessário para uma época sombria. E talvez, enquanto os gêmeos entretêm milhões, possam fazer por Whitney, Lauryn e Dolly o mesmo que fizeram por Collins.

Leah Asmelash e Kat Jennings da CNN contribuíram nesta reportagem.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).