Palcos espalhados, nova categoria: as novidades do VMA 2020

A premiação mais famosa mundialmente da VMA sofre mudanças por conta da pandemia da Covid-19

Luana Franzão* da CNN, em São Paulo
24 de agosto de 2020 às 17:33
Now United concorre à categoria inédita "Melhor Grupo"
Foto: Divulgação/ Now United

A MTV anunciou, nesta segunda-feira (24) uma categoria inédita na premiação mais famosa da emissora: o Video Music Awards.

A nova classe recebeu o nome de “Melhor Grupo” e foi revelada nas redes sociais da própria MTV, a apenas uma semana da cerimônia, programada para o próximo domingo (30).

Os indicados à categoria inédita são:

- 5 Seconds Of Summer
- the 1975
- BLACKPINK
- BTS
- Chloe x Halle
- CNCO
- Little Mix
- Monsta X
- Now United
- Twenty One Pilots

No geral, os ganhadores são eleitos via voto popular (que será aberto no dia 26), no site da premiação ou via hashtags no Twitter.

Mas o vencedor da categoria surpresa será decidido de outra forma: a votação está aberta pelos stories da MTV. 

Adaptações à pandemia

"Moon person", estatueta dos prêmios concedidos no VMA
Foto: Divulgação/MTV

Diferentemente de outros anos, quando a premiação era realizada majoritariamente em um local com público e artistas, neste ano a Covid-19 mudou os planos. 

Em 2020, as apresentações e entrega dos ‘moon person’, apelido dado à estatueta do prêmio – um astronauta prateado – serão feitas em diversos palcos espalhados pela cidade de Nova York. 

Recentemente, a Prefeitura de Nova York suspendeu a necessidade de uma quarentena de 14 dias para os artistas que fossem se apresentar durante o VMA, mas ainda sim afirma que haverá fiscalização rigorosa para verificar o cumprimento das regras sanitárias. 

“O Escritório de Mídia, Entretenimento e Eventos da prefeitura está trabalhando com a produção do evento para garantir que as orientações sejam seguidas”, afirmou um porta-voz da prefeitura nova iorquina ao jornal New York Post.

O evento será transmitido integralmente pela MTV, como é tradição em todos os anos.

Apresentações

Até o momento, devem se apresentar, no domingo, artistas como Ariana Grande, Lady Gaga, BTS, Miley Cyrus, The Weeknd, entre outros.

Os cantores J Balvin e Roddy Rich também deveriam integrar a lista, mas ambos cancelaram suas performances poucos dias antes do evento.

A produção alega que a situação da pandemia impõe muitos desafios e a premiação está mais suscetível a mudanças do que nunca.