
A quinta edição de "A Fazenda" aconteceu entre os dias 29 de maio e 29 de agosto de 2012, quando era comandada por Britto Júnior.
A temporada se tornaria um ícone da televisão brasileira, levando para o ambiente rural nomes que consagrariam o reality show na internet com a participação de Gretchen e Nicole Bahls. A quinta edição também se tornou uma das mais longas, com 93 episódios -- duração inédita na época em que os confinamentos duravam cerca de 80 dias.
Viviane Araújo foi a vencedora levando para casa o prêmio de R$ 2 milhões, com 84% dos votos. Em segundo lugar ficou o ator Felipe Folgosi, que ganhou um carro, e em terceiro Leo Áquilla, mas suas personagens nunca foram reveladas. Apesar de ter grande popularidade, Bahls foi eliminada na última roça, com 69% dos votos.
Araújo também teve um papel fundamental em tornar a edição um marco do programa, protagonizando embates homéricos com Nicoles Bahls. A peoas já tinham desentendimentos anteriores ao confinamento e levaram suas desavenças para o jogo. A dançarina era aliada de Gretchen, que desistiu na 7ª semana o que deixou Viviane bastante abalada.
Por onde anda Viviane Araújo?
Desde sua saída de "A Fazenda", Viviane Araújo aceitou uma nova empreitada em uma competição e participou e ganhou a 12ª temporada de "Dança dos Famoso", da TV Globo. Ela ainda aceitou voltar para a "Super Dança dos Famoso" em 2018, que reuniu os vencedores do quadro, mas ficou em 4º lugar.
Nos anos que sucederam o reality rural, ela seguiu em sua carreira como atriz, estando em novelas como "Império" (que lhe rendeu um prêmio de "Atriz Revelação), "Rock Story" e "Volta por Cima". No momento, ela integra o elenco a sitcom "Família Paraíso", do Multishow.
Um dos títulos mais importantes que Viviane Araújo carrega é o de "Rainha das Rainhas", pelo seu papel em escolas de samba do carnaval carioca. Ela é a rainha de bateria mais longeva do Grupo Especial do Rio de Janeiro, à frente da Acadêmicos do Salgueiro desde 2008. Ela também desfila no mesmo posto pela Mancha Verde, de São Paulo, desde 2005.
Após o fim de seu casamento com Radamés em 2017, Viviane assumiu um relacionamento com o empresário Guilherme Militão, com quem se casou em 2021. O casal deu boas-vindas ao seu primeiro filho, Joaquim, em 2022.