‘A gastronomia usa os ingredientes como bandeira política’, diz Paola Carosella

Chef analisou a importância de cultivarmos pequenos prazeres e o impacto da pandemia de Covid-19 em sua vida profissional e pessoal

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (12) entrevistou a empresária e chef de cozinha Paola Carosella, que analisou a importância de cultivarmos pequenos prazeres, o impacto da pandemia de Covid-19 em sua vida profissional e pessoal e o papel da gastronomia na sociedade.

Além de falar sobre as atividades que a satisfazem em seu cotidiano, Paola, que é uma defensora de alimentos orgânicos e se posicionou publicamente em Brasília contra o PL 6299/2002 – projeto de lei que trata agrotóxicos com menos rigor e ficou conhecido como “PL do Veneno” – cobrou do agronegócio brasileiro “visão de futuro” e falou sobre o papel político da gastronomia na sociedade. 

A gastronomia usa os ingredientes como bandeira política

Paola Carosella, chef e empresária

Pequenos prazeres

Pesquisas apontam a importância de termos nossas válvulas de escape para combater ansiedade, estresse e depressão. Ao analisar os pequenos prazeres da vida, como o que a comida nos traz, ou então cozinhar para outras pessoas e estar junto durante uma refeição, por exemplo, Paola deu sua “receita” para o otimismo: “pensar um passo de cada vez”.

“Ter tempo para comer e cozinhar é um pequeno prazer”, disse a cozinheira. “Quero viver e aproveitar até a última mordida.

Além de chef, Paola é empresária e dona dos restaurantes Arturito e La Guapa. Conhecida por sua participação no programa de gastronomia “MasterChef”, ela deixou a atração neste ano para se dedicar “em tempo integral” aos seus negócios, além de seu canal no YouTube.

Paola Carosella
Paola Carosella foi a convidada do CNN Nosso Mundo desta sexta-feira
Foto: CNN/Reprodução

Ao relembrar sua trajetória profissional, ela disse que sofreu preconceito por ser mulher. “Muitos restaurantes não me aceitaram por ser mulher”, contou. “Na cozinha, me preocupo com a diversidade de gênero. […] Desconstrução é necessária para ocuparmos lugares.”  

Paola foi entrevistada por Thais Herédia, Débora Freitas e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30. 

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Editado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN