‘A pandemia é um grande desafio digital’, diz a empresária Karine Oliveira

No CNN Nosso Mundo, CEO da Wakanda Educação Empreendedora falou sobre como ser empreendedor em tempos de crise

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (18) entrevistou a empresária e CEO da Wakanda Educação Empreendedora, Karine Oliveira, que falou sobre como ser empreendedor em tempos de crise e destacou os desafios da pandemia.

A pandemia é um grande desafio digital

Karine Oliveira, empresária e CEO da Wakanda Educação Empreendedora

Uma pesquisa feita pela Serasa Experian com mais de 500 donos de micro, pequenas e médias empresas apontou que sete em cada 10 estão fazendo vendas on-line desde o início da crise provocada pela Covid-19. Desse grupo, 83% pretendem manter a estratégia após a pandemia. 

Os entrevistados afirmam ainda que o e-commerce trouxe vantagens, como alcançar mais clientes em diferentes cidades, por exemplo. Por outro lado, porém, 25% foram obrigados a buscar empréstimos para se manter de pé, principalmente no setor de comércio.

Com a nova realidade trazida pela pandemia, uma dúvida se tornou recorrente entre as pessoas que querem ou precisam empreender: em tempos de crise, ser empreendedor é um mau negócio?

Para Karine, “a pandemia revelou a desigualdade on-line” e, por isso, “precisamos descobrir as várias realidades de empresas” existentes no país para capacitar os empreendedores a superar os desafios. 

Empresa sem organização não sobrevive no digital

Karine Oliveira, empresária e CEO da Wakanda Educação Empreendedora

Karine traduz a linguagem complicada dos negócios para ajudar “empreendedores por necessidade”, como ela gosta de chamar os autônomos que prestam serviços nas grandes periferias.

A jovem, de 27 anos, nasceu e vive ainda hoje no Engelho Velho da Federação, em Salvador. Ela foi eleita uma das mentes mais brilhantes, abaixo dos 30 anos, pela revista americana Forbes.

Sua plataforma de educação, criada há três anos, com grande impacto social, é destaque no mundo. 

Ela foi entrevistada por Lia Bock, Carol Nogueira e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Editado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN