"A Viagem": ator que foi médium em novela deixou de ser ateu, disse colega
Cláudio Cavalcanti se dizia ateu, mas se interessou sobre religião durante as gravações da trama de Ivani Ribeiro

O ator Cláudio Cavalcanti, que viveu o médico Alberto em "A Viagem", marcou a trama por interpretar o médium que ajudava Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes) na tentativa de deter o espírito de Alexandre (Guilherme Fontes). Porém, na vida real, sua experiência com a religião foi um pouco diferente.
Considerado ateu convicto, Cláudio acabou se interessando cada vez mais pela religiosidade durante sua experiência na obra de Ivani Ribeiro.
Ao conversar com a Folha de S. Paulo, na época da exibição original da obra, o ator deu uma declaração um tanto cética: "Essa conversa de Deus, pátria e família é motivo dos maiores crimes da história. Durante essa novela, eu aproveito para fingir que acredito em alguma coisa”.
Mas em entrevista ao The Noite, em 2022, a atriz Lucinha Lins revelou mais detalhes dessa mudança no ator: "Ele era ateu, mas não ficou assim quando acabou a novela. Teve alguma coisa que mudou nele, uma mudança no nível 'estou vendo alguma coisa ali e quero entender'", afirmou a atriz.
Pouco antes de falecer, em setembro de 2013, o ator chegou a dizer ao jornal O Globo que, até aquele momento, inúmeras pessoas acreditavam que ele era espírita por causa da sua atuação.
Cláudio morreu aos 73 anos, no dia 29 de setembro de 2013, vítima de um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. Além da carreira na TV, o ator também se envolveu na política, ocupando o cargo de vereador do Rio de Janeiro em duas ocasiões, e também ocupou o cargo de secretário municipal de Defesa dos Animais.


