Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Adele, BTS e Dua Lipa: apresentações no Tiny Desk que você precisa conhecer

    Projeto exibe performances de artistas no escritório da NPR, organização que representa rádios públicas dos Estados Unidos

    Dua Lipa tem a performance mais assistida do Tiny Desk
    Dua Lipa tem a performance mais assistida do Tiny Desk Reprodução/YouTube

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    De tempos em tempos, viraliza nas redes sociais uma apresentação de algum artista cantando os principais hits de sua carreira tendo como cenário um escritório. Trata-se do Tiny Desk Concerts, projeto da NPR Music que recebe estrelas e revelações da música para performances ao vivo e disponibiliza o resultado em sua conta oficial do YouTube.

    O Tiny Desk existe desde 2008 e já passaram por lá tanto nomes consagrados no mainstream, como Ne-Yo, Usher, Justin Bieber e Dua Lipa, e artistas mais nichados ou em ascensão, como C. Tangana, Tinashe, Khalid e Jazmine Sullivan.

    Já a NPR Music é a divisão musical de uma entidade norte-americana que funciona como uma espécie de sindicato que representa mais de mil rádios públicas dos Estados Unidos.

    Quer conhecer mais sobre o Tiny Desk? A CNN separou cinco performances que você precisa conhecer:

    As apresentações de artistas no Tiny Desk que você precisa conhecer:

    • Adele

    Adele já não era mais novidade no cenário musical em fevereiro de 2011, quando seu Tiny Desk chegou ao YouTube da NPR Music. Ela já havia conquistado dois Grammy Awards com o seu álbum de estreia “19” (Artista Revelação e Melhor Performance Vocal de Pop Feminina, com “Chasing Pavements”) e tinha acabado de lançar o “21”, seu primeiro megassucesso mundial.

    A apresentação fez parte da divulgação do segundo disco e contou com uma performance ao vivo de “Rolling In The Deep” e “Someone Like You”, que acabariam se tornando clássicos da música mundial, além de “Chasing Pavements”, sucesso do primeiro álbum.

    • BTS

    Principal fenômeno do k-pop, o BTS também passou pelo Tiny Desk em setembro de 2020, na época em que as performances eram feitas à distância, em função da pandemia da Covid-19.

    A apresentação foi feita no auge do sucesso de “Dynamite”, primeira música do grupo sul-coreano gravada totalmente em inglês e primeira a alcançar o topo do Billboard Hot 100, principal parada musical da revista norte-americana. O BTS também cantou “Save Me” e “Spring Day”.

    • Dua Lipa

    Com 125 milhões de visualizações, o Tiny Desk mais visto da história é o de Dua Lipa. Também gravada durante a pandemia, a apresentação da britânica reúne hits do álbum “Future Nostalgia”, que fez sucesso mundial em 2020 e teve sua turnê adiada em função dos decretos de distanciamento social ao redor do mundo.

    Para fazer seus fãs dançarem em casa, Dua Lipa cantou os hits “Levitating”, “Pretty Please”, “Love Again” e “Don’t Start Now”. A era “Future Nostalgia” rendeu à voz de “Houdini” o Grammy Awards de Melhor Álbum Vocal de Pop.

    • Alicia Keys

    Apesar de ter sido lançada durante a pandemia, em julho de 2020, a performance de Alicia Keys no Tiny Desk foi gravado em fevereiro, semanas antes da escalada de casos de Covid-19 que fez com que fossem decretados quarentenas em diversas cidades pelo mundo.

    Cantando e tocando piano, a estrela norte-americana de R&B cantou “Show Me Love”, “Underdog” e “Gramercy Park”, que estariam no álbum “Alicia”, lançado por ela no final daquele ano.

    A cantora encerrou a apresentação com “Fallin”, primeiro single de seu primeiro álbum, “Songs In A Mirror”, de 2001. A canção rendeu três Grammy Awards para Alicia Keys: Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, Canção de R&B do Ano e Canção do Ano.

    • Liniker e os Caramelows

    Em 2018, Liniker entrou para o time de brasileiros que possuem um Tiny Desk para chamar de seu. Se apresentando com os Caramelows, a cantora foi elogiada pela NPR Music por navegar com qualidade no soul.

    A apresentação é aberta com “Calmô”, segundo single do segundo álbum do grupo, “Goela Abaixo”, que ainda não havia sido lançado na época da performance. Liniker canta ainda “Tua” e “Remonta”, sucessos do primeiro álbum do grupo, lançado em 2016.

    Adele revela seus álbuns preferidos de 2023; veja quais são