Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Adolescente cria sabonete que trata câncer de pele em competição estudantil

    Jovem de 14 anos foi eleito Melhor Cientista Jovem da América

    Sofia Sampaioda CNN

    “Curar o câncer, um sabonete por vez”. É isso que Heman Bekele, um jovem estudante de 14 anos, diz no vídeo em que a explica sua criação: um sabonete capaz de curar o câncer de pele.

    Em abril deste ano, Bekele apresentou sua ideia para a 3M Young Scientist Challenge, competição anual que convida alunos do quinto ao oitavo ano a “mudar o seu mundo para melhor com uma única ideia inovadora”.

    Em junho, ele soube que estava entre os dez finalistas e, no começo de outubro, ganhou o prêmio de Melhor Cientista Jovem da América (e US$ 25 mil).

    Bekele criou o produto com a infusão de três ingredientes que podem reativar as células dendríticas, que fazem parte do sistema imunológico e responsáveis pela identificação de infecções e o desenvolvimento de respostas imunes – como no combate ao câncer.

     

    A ideia surgiu ao lembrar dos primeiros anos de vida, quando morava na Etiópia. “Sempre vi pessoas trabalhando constantemente sob o sol quente”, disse Heman no vídeo. “Me perguntei quantas delas têm câncer de pele e nem sabem”.

    A mentora de Heman, a engenheira de produto Deborah Isabelle, disse ao The Washington Post que percebeu o entusiasmo do jovem desde o primeiro encontro e o descreveu como um rapaz “focado em fazer um mundo melhor para pessoas que ele sequer conheceu”.

    Agora, Heman pretende usar o prêmio da competição para patentear o “Sabonete Para Tratamento de Câncer de Pele” (ou SCTS, em inglês) e também para pagar sua faculdade.

    No CNN Good News você fica por dentro de notícias boas que acontecem no Brasil e no mundo. O programa vai ao ar toda sexta-feira no canal do YouTube da CNN Pop.

    Parceria com o AdoteViCa

    O CNN Good News ainda conta com cachorrinhos que estão a espera de uma nova família. Todo programa, o “elenco” de quatro patas pode ser adotado no AdoteViCa, um centro que recebe animais resgatados ou em situação de risco de ONGs parceiras.

    É possível encontrar todos os bichinhos para adoção na página do Instagram do Adote ViCa, além de informações sobre idade, raça, vacinas e idade.