Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Além de Mariah Carey, 15 divas pop que têm músicas de Natal

    Sonoridade natalina vem sendo renovada aos poucos pelas cantoras que fazem sucesso nas baladas de todo o mundo ao longo do ano

    Pedro N. Jordãoda CNN

    São Paulo

    Com a chegada do mês de dezembro, já é possível ver e ouvir Mariah Carey cantando a sua famosa música natalina “All I Want for Christmas Is You” por todos os lados.

    Lançado em 1994, o sucesso se consolidou nos últimos anos como o maior sucesso de Natal no “mundo pop”, chegando sempre a ocupar os primeiros lugares do top 10 da Billboard nesta época do ano.

    É possível que Mariah Carey seja, atualmente, a maior diva pop do Natal. Apesar disso, muitas outras cantoras do mainstream já fizeram lançamentos para o Papai Noel (ou o Santa Claus, em inglês). Confira abaixo 15 delas.

    Kelly Clarkson

    Underneath the Tree” é o primeiro single do sexto álbum de estúdio de Kelly Clarkson, “Wrapped in Red”, todo temático de Natal e lançado em 2013 pela RCA Records.

    A canção foi escrita por ela e pelo produtor Greg Kurstin e fala sobre gratidão pelo companheirismo, tratando uma pessoa querida como único presente necessário “debaixo da árvore” de Natal.

    Ao que parece, Kelly Clarkson gostou de cantar sobre o Natal e, em 2021, lançou seu nono álbum de estúdio e segundo de temática natalina: “When Christmas Comes Around…”, pela gravadora Atlantico.

    O segundo single desse álbum é cantado em dueto com Ariana Grande e foi escrito por Kelly e Aben Eubanks: “Santa, Can’t You Hear Me“.

    A letra da música é um apelo ao Papai Noel. Em vez de presentes materiais, as cantoras pedem respostas sobre como podem realizar o maior desejo de Natal delas: o amor.

    Ariana Grande

    Antes de lançar sua parceria com Kelly Clarkson, Ariana Grande já havia feito, em 2014, a sua própria música de Natal: “Santa Tell Me“.

    Escrita por Ariana em parceria com Ilya e Savan Kotecha Salmanzadeh, a letra fala de um amor no Natal e pede ao Papai Noel que só a deixe se apaixonar se seu amor continuar com ela até, pelo menos, o próximo 25 de dezembro.

    Taylor Swift

    A loirinha que passou recentemente pelo Brasil e foi eleita a “pessoa do ano” pela revista “Time”, também tem sua trilha própria de Natal.

    Christmas Tree Farm” foi escrita e produzida por Taylor em parceria com Jimmy Napes e lançada em 2019. Ao som de sinos e coro, a letra fala de suas memórias de Natal na infância.

    Katy Perry

    Cozy Little Christmas” é a música de Natal da cantora Katy Perry, lançada em 2018 exclusivamente na Amazon Music. No entanto, no ano seguinte, a canção ganhou um videoclipe e foi distribuída para todas as plataformas.

    Escrita e produzida por Katy em parceria com Greg Wells e Ferras Alqaisi, a música fala de um Natal em que a cantora passou com a família em Copenhage, na Dinamarca. A letra ainda diz que o amor é mais importante que presentes.

    Lady Gaga

    Com influências dance-pop e synthpop, “Christmas Tree” é uma versão da música clássica de Natal “Deck the Halls”, mas com insinuações sexuais na letra.

    Sem videoclipe, a música natalina de Lady Gaga foi lançada em dezembro de 2008, o primeiro ano de sucesso da cantora.

    A canção foi escrita e produzida pela própria Gaga em parceria com Martin Kierszenbaum e Space Cowboy, que também coloca seus vocais na canção.

    Britney Spears

    No auge do noticiário, após o lançamento de seu livro autobiográfico “The Woman in Me”, Britney Spears, a “princesinha do pop”, também tem sua música natalina.

    My Only Wish (This Year)” é uma canção pop adolescente lançada em 2000 como parte de uma coletânea natalina com vários artistas, incluindo Whitney Houston e Christina Aguilera (veja abaixo).

    Escrita e produzida por Brian Kierulf e Josh Schwartz, a letra pede ao Papai Noel que ele lhe dê um amante de presente: “Ele é tudo o que eu quero para mim embaixo da árvore de Natal”.

    Whitney Houston

    Who Would Imagine a King” é uma canção de Natal escrita por Mervyn Warren e Hallerin Hilton Hill e originalmente gravada por Whitney Houston para a trilha sonora do filme “The Preacher’s Wife” (“Um anjo em minha vida”, em português), de 1996.

    No entanto, a música foi inserida em seguida na mesma coletânea da que fez parte a canção natalina de Britney Spears. A letra fala do menino Jesus, mas sem citá-lo diretamente, destinado a ser “um rei”.

    A música também foi inserida depois, em 2003, em um álbum natalino lançado por Whitney Houston: “One Wish: The Holiday Album”.

    Christina Aguilera

    A música que Cristina Aguilera canta na coletânea é uma versão de “Silent Night” (“Noite feliz”, em português).

    No mesmo ano de lançamento da coletânea, 2000, Christina lançou seu próprio álbum temático de Natal, “My Kind of Christmas”, com 11 canções.

    Sia

    Snowman” é o segundo single do oitavo álbum de estúdio, e primeiro temático de Natal, da cantora australiana Sia: “Everyday Is Christmas”.

    Apesar do álbum ter sido lançado em novembro de 2017, um videoclipe de “Snowman” foi lançado três anos depois, em outubro de 2020, usando a técnica clay animation — animação de massinha de modelar ou material semelhante.

    No mesmo ano, Brandon Funston, do The Athletic, listou “Snowman” como a 85ª melhor canção de Natal de todos os tempos.

    Em 2021, a música ganhou popularidade na rede social TikTok, passando a ser considerada um clássico moderno de Natal.

    Gwen Stefani

    A música “You Make It Feel Like Christmas“, cantada em dueto com Blake Shelton, foi lançada por Gwen Stefani em 2017.

    Após o lançamento da música, Gwen lançou um álbum natalino com o mesmo nome, no qual incluiu seis covers de clássicos e seis músicas originais.

    As principais músicas do álbum fazem referências ao relacionamento de Stefani com Shelton.

    Com a música “You Make It Feel Like Christmas”, Gwen Stefani entrou nas paradas de sucesso de vários países pela primeira vez. Um videoclipe foi lançado em 2018.

    Leona Lewis

    One More Sleep“, da cantora britânica Leona Lewis, é uma das canções de Natal mais ouvidas do Reino Unido, tendo sido certificada com dupla platina pela Indústria Fonográfica Britânica.

    A música também é reconhecida como uma das maiores canções de Natal recentes do país, de acordo com o Official Charts Company. Ela foi gravada para o primeiro álbum de Natal e quarto de estúdio de Leona, em 2013.

    Escrita pela própria cantora em parceria com Richard “Biff” Stannard, Iain James, Jez Ashurst e Bradford Ellis, a letra fala sobre a espera dela pela chegada do seu amante para celebrarem o Natal juntos.

    Ava Max

    Christmas Without You” foi lançada em outubro de 2020 pela Atlantic Records. No entanto, seu videoclipe foi lançado em 2022.

    Escrita por Ava Max, Jesse Aicher, Sam Martin e pelos produtores Gian Stone e Cirkut, a canção é uma balada de Natal que fala sobre o quanto ela gosta de estar com seu amor na noite de Natal.

    Lizzo

    Em novembro de 2022, a cantora e rapper norte-americana Lizzo fez um cover de “Someday at Christmas“, de Stevie Wonder, exclusivamente para a Amazon Music.

    A cantora disse que escolheu a canção “não apenas porque é um clássico, mas porque é um lembrete de que quase 60 anos depois, ainda estamos lutando pela paz, compaixão e igualdade”.

    Em dezembro do mesmo ano, Lizzo cantou a sua versão no Saturday Night Live (video abaixo). A versão dela alcançou a posição 59 na Billboard Hot 100, superando o original de Wonder.

    Cher

    Um dos últimos lançamentos “natalinos” foi o da diva pop Cher, de 77 anos de idade.

    Em 20 de outubro, ela lançou o álbum natalino “Christmas” e, na sequência, escolheu como primeiro e principal single a música “DJ Play a Christmas Song“. A canção quase não possui referências natalinas tradicionais na sonoridade.

    Com batidas eletrônicas dos anos 1990 e a voz de Cher robotizada, a letra (escrita escritas por Sarah Hudson, Jessie Saint John, Brett McLaughlin, James Abrahart, Mark Schick e Lionel Crasta), fala de alguém que sai para uma balada na noite de Natal e que, como único desejo, quer dançar por toda a noite como fuga de seus problemas.

    Jessie J

    A cantora britânica Jessie J fez um cover da música “(Everybody’s Waitin’ for) The Man with the Bag” (popularizada na voz de Kay Starr) para um anúncio da Boots durante o Natal de 2015.

    Mas a versão foi lançada como um single intitulado “Man with the Bag” e alcançou a posição 70 no UK Singles Chart em 2020 e número 85 em 2021. Em 2022, foi certificado Prata pela Indústria Fonográfica Britânica.

    A canção foi escrita em 1950 por Irving Taylor, Dudley Brooks e Hal Stanley, fazendo referência ao Papai Noel, que deixa presentes para pessoas que foram “muito especiais”.

    Na voz de Kay Starr, a música aparecia regularmente na lista das canções de Natal mais populares da Billboard no início dos anos 1950. Hal Stanley era o marido de Kay Starr na época.

    Mariah Carey – “All I want for Christmas is you”

    “Jingle Bells”, “Deck the Halls” e outras músicas clássicas de Natal atravessaram gerações como sucesso nesta época do ano. Mas foi com “All I want for Christmas is you” que Mariah Carey deu um ar de renovação à sonoridade natalina.

    Todos os anos, ao chegar em novembro, a cantora começa um novo processo de relançamento da música, com vídeos (exemplo de 2023 abaixo), parcerias, regravações, performances, o que a deixa em destaque midiático – fenômeno buscado por todas as divas mundo pop.