Além do Oscar, veja prêmios que “Ainda Estou Aqui” disputa neste ano
Filme nacional recebeu três indicações ao prêmio nesta quinta-feira (23), sendo uma delas, na categoria de Melhor Filme
- 1 de 8
"Ainda Estou Aqui" concorre a três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e Melhor Filme • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 2 de 8
Estrelado por Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, o filme fala sobre a luta dela em busca de respostas após seu marido, Rubens Paiva, ter desaparecido durante a ditadura militar • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 3 de 8
Mãe de cinco filhos, Eunice busca respostas sobre o paradeiro do marido • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
- 4 de 8
O filme é o novo longa do diretor Walter Salles • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 5 de 8
Fernanda Torres disse à CNN que Eunice "combateu o estado autoritário através de uma imensa delicadeza combativa" • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 6 de 8
Selton Mello, que também estrela "Ainda Estou Aqui", vive o deputado Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
- 7 de 8
À CNN, Mello disse que “[teve que criar] esse personagem de uma forma marcante o suficiente para reverberar ao longo do filme ajudando a trajetória da personagem da Nanda [Fernanda Torres] e do público, que é cúmplice dessa jornada” • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 8 de 8
Fernanda Montenegro interpreta Eunice Paiva no fim da vida em "Ainda Estou Aqui"; ela morreu aos 86 anos em 2018, quatro anos após a Comissão Nacional da Verdade emitir o relatório que solucionou o desaparecimento de Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
O filme nacional “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações ao Oscar nesta quinta-feira (23). Além da premiação, que é considerada a mais importante da indústria cinematográfica no mundo, o longa-metragem já foi indicado a outros prêmios. Confira abaixo.
Essa será a primeira vez na história que o Brasil recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. Além da categoria principal, o longa também foi lembrado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres. O Oscar 2025 acontece em 2 de março.
Até o momento, o filme já foi celebrado e premiado no Festival de Veneza, onde foi exibido, ovacionado por 10 minutos e levou a estatueta de Melhor Roteiro. Já no começo do ano, Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz do Globo de Ouro.
Veja outros prêmios que “Ainda Estou Aqui” concorre neste ano
Golden Satellite 2025
O longa foi reconhecido na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e compete contra os filmes “Queens”, “The Girl with the Needle”, “The Seed of the Sacred Fig”, “The Wait” e “Waves”. A premiação anuncia os vencedores em 26 de janeiro.
Critics Choice Awards
No prêmio que acontece em 7 de fevereiro, “Ainda Estou Aqui” também concorre a Melhor Filme Estrangeiro. Por lá, o título estrelado por Fernanda Torres concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz“, “Flow”, “The Seed of the Sacred Fig“, “Kneecap” e “Emilia Pérez“, o grande favorito.
Premios Goya
A produção de Walter Salles também foi indicada ao Prêmio Goya, o Oscar espanhol, como Melhor Filme Ibero-Americano. O longa compete contra “Agarra-Me Forte“, do Uruguai, “El Jockey“, da Argentina, “No Lugar da Outra“, do Chile, e “Memorias de Un Cuerpo que Arde“, da Costa Rica.
É a primeira vez que um filme brasileiro é indicado à categoria e os vencedores serão anunciados em 8 de fevereiro, em Granada, na Espanha.
Bafta Awards
Já no Oscar britânico, o Bafta Awards, “Ainda Estou Aqui” recebeu uma indicação na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. O título estrelado por Fernanda Torres concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz“, “Kneecap“, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Emilia Pérez“. O prêmio acontece em 16 de fevereiro.
Confira também quais prêmios Fernanda Torres disputa neste ano, além do Oscar.