#CNNPop

Andressa Urach será musa da Porto da Pedra em desfile sobre prostitutas

Escola de São Gonçalo completara trilogia que conta ainda com enredos sobre loucos e ladrões

Flávio Ismerim, da CNN
Andresa Urach será musa da Porto da Pedra no Carnaval 2026
Andresa Urach será musa da Porto da Pedra no Carnaval 2026  • Instagram/Porto da Pedra
Compartilhar matéria

A atriz Andressa Urach, 37, foi anunciada, na segunda-feira (11), como uma das musas da Unidos do Porto da Pedra para o Carnaval do ano que vem. A escola de samba de São Gonçalo está na Série Ouro, segunda divisão da folia carioca, e apresentará um desfile sobre as prostitutas.

Em nota publicada em seu Instagram, a ex-Fazenda afirmou que se identifica com a proposta do enredo desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. "Esse enredo não é fantasia para mim. É a minha vida e a luta que eu escolhi defender", diz o texto. “Já me reinventei muitas vezes. Agora volto mais forte, mais livre e pronta para transformar essa força em samba na Sapucaí.”

A vermelho e branco levará para a avenida o enredo "Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite”, que, segundo a escola, "é um desfile-manifesto que pede licença às donas da magia, às Marias de todos os nomes e às histórias que viveram à margem da história oficial, mas que sempre foram protagonistas de sua própria luta".

"O Unidos do Porto da Pedra não desfila com máscaras. Desfila com alma. E neste Carnaval, o beijo da noite vai carregar a doçura da coragem e o amargor da hipocrisia que insistiu em esconder essas histórias. Andressa Urach será uma dessas vozes. E quando ela pisar na Sapucaí, a noite vai se reconhecer nela", afirma a escola.

O enredo encerra uma trilogia que havia sido abandonada por Quintaes na década de 1990, quando o carnavalesco fez um enredo sobre loucos e outro sobre ladrões na Porto da Pedra. Em 1997, a escola ficou na quinta colocação e garantiu sua primeira volta ao Desfile das Campeãs com "No Reino da Folia, Cada Louco com Sua Mania". No ano seguinte, a agremiação ficou na 13ª posição e foi rebaixada após apresentar o enredo "Samba no Pé e Mãos ao Alto, Isto É Um Assalto!".

Em 2026, a Porto da Pedra tentará voltar ao Grupo Especial, lugar onde não desfila desde 2024, e será a sétima escola a desfilar na Sapucaí no sábado de Carnaval (14 de fevereiro). Confira aqui a ordem completa dos desfiles da Série Ouro de 2026.

View this post on Instagram

A post shared by GRESU Porto da Pedra (@gresuportodapedra)

Veja também: Contexto do desfile foi decisivo para a vitória da Beija-Flor, diz especialista

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais