Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Aniversário de Shakespeare: veja cinco filmes inspirados na obra do inglês

    Autor inglês nasceu e morreu no dia 23 de abril; sua obra virou referência em todos os campos da cultura pop

    Retrato do escritor inglês William Shakespeare, que faria 460 se estivesse vivo
    Retrato do escritor inglês William Shakespeare, que faria 460 se estivesse vivo Culture Club/Getty Images

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    William Shakespeare completaria, nesta terça-feira (23), 460 anos de idade se estivesse vivo. O autor inglês também morreu em um 23 de abril, em seu aniversário de 52 anos.

    Sua obra se tornou uma das principais referências literárias ao longo dos séculos e foi capaz de influenciar todos os campos da cultura pop: da literatura ao cinema, do teatro à música.

    Para celebrar o aniversário de Shakespeare, a CNN separou uma lista de cinco dos vários filmes feitos a partir de sua obra, incluindo adaptações e produções inspiradas.

     

     

    Veja abaixo:

    “Rei Leão” (1994)

    A animação da Disney lançada em 1994 foi baseada em “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, que conta a história de um príncipe que tenta vingar a morte de seu pai, que foi envenenado pelo próprio irmão. No filme, que venceu o Óscar de Melhor Canção Original com “Can You Feel The Love Tonight” (Elton John e Tim Rice), Simba faz às vezes de Hamlet e tenta vingar a morte de Mufasa ao matar Scar.

    “Todos Menos Você” (2023)

    O título se inspirou na trama de “Muito Barulho Por Nada”, de 1598. O principal aspecto da história que o filme dá vida é o enredo entre os personagens Benedick e Beatrice – embora os dois pareçam não se gostar, constantemente zombando e insultando um ao outro, a antipatia deles, na verdade, contém um sentimento muito mais profundo.

    “A Tragédia de Macbeth” (2021)

    Escrito e dirigido por Joel Coen, o longa reúne Denzel Washington e Frances McDormand para levar para o cinema a história de Macbeth retratada na tragédia shakespeariana. Na peça, o inglês conta a história de Lord Macbeth, que houve de três fadas que será o próximo rei da Inglaterra.

    “Romeu + Julieta” (1996)

    A história do amor impossível entre Romeu e Julieta já foi muitas vezes retratada no cinema. A peça de Shakespeare é inspirada num antigo conto italiano e dois adolescentes que, impedidos por suas famílias de viver um grande amor, se matam.

    O longa de 1996 é dirigido por Baz Luhrmann e conta com Leonardo DiCaprio como Romeu Montéquio e Claire Danes como Julieta Capuleto.

    “Sonho de Uma Noite de Verão” (1999)

    A história da missão recebida pelo duque Theseus também foi parar nos cinemas. A adaptação foi dirigida por Michael Hoffman e contava com um elenco estrelado, com nomes como Christian Bale e Michelle Pfeiffer. Na peça de Shakespeare, ele precisa resolver o imbróglio em torno do casamento de Hermia e Demetrius.