Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Antonio Pitanga será homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

    26ª edição do evento acontece entre os dias 26 de março e 2 de abril; saiba tudo

    Antonio Pitanga será homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris
    Antonio Pitanga será homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris Divulgação

    Caroline Ferreirada CNN

    São Paulo

    Aos 84 anos, Antonio Pitanga será o grande homenageado da 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris – marcado entre os dias 26 de março e 2 de abril.

    Essa será a primeira homenagem no exterior que o ator recebe. Vale dizer que neste ano, Antonio também volta à direção de cinema com o longa “Malês”, depois de um intervalo de 45 anos desde o seu primeiro filme, intitulado de “Na Boca do Mundo” (1978).

    Com mais de 70 filmes em seu currículo, o artista irá rever a produção estrelada por ele e por Norma Bengell no tradicional L’Arlequin – cinema de rua modernista em Saint-Germain, sede do festival.

    Para celebrar a carreira do brasileiro, Katia Adler, responsável pela direção e curadoria do evento, programou uma seleção de filmes dedicada ao ator.

    Por lá, serão exibidos títulos em que ele integrou o elenco como “Casa de Antiguidades”, “Nosso Sonho”, “Barravento”, “Ganga Zumba” e “Pitanga, o Documentário”. Além disso, Flávio R. Tambellini, produtor de seu novo longa, pretende exibir um trecho da produção em primeira mão.

    Segundo Katia Adler, o cartaz oficial do festival simboliza a resistência cultural.

    “A luta e a resistência dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move”, afirma.

    Festival de Cinema Brasileiro de Paris

    O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a principal vitrine da cultura brasileira na Europa e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa.

    Realizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção das melhores produções do cinema nacional, entre ficções e documentários, além de realizar workshops e debates sobre os filmes apresentados com a presença dos criadores.