"Apocalipse nos Trópicos": conheça produção brasileira indicada ao Bafta
Documentário aborda o crescimento da influência evangélica na política nacional e foi destaque na lista do "Oscar britânico"

O documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos” foi indicado ao Bafta 2026, que divulgou a lista completa nesta terça-feira (27). O título dirigido por Petra Costa mostra o aumento da participação de líderes evangélicos na política brasileira.
O enredo acompanha figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o pastor Silas Malafaia desde antes das eleições presidenciais de 2022. Confira aqui a lista completa de indicados ao Bafta 2026.
Petra Costa investiga o crescente domínio que líderes evangélicos cristãos têm sobre a política no Brasil e e expõe a teologia apocalíptica que impulsiona os principais protagonistas do movimento.
Dando o contexto do passado com os fatos do presente, ela mergulha os espectadores nas realidades contraditórias de uma jovem democracia e, ao fazê-lo, segura um espelho para o resto do mundo.
A diretora já foi indicada ao Oscar em 2020 pelo documentário “Democracia em Vertigem”, mas ficou de fora da lista da premiação de 2026.
A entrega dos prêmios do Bafta está marcada para o dia 22 de fevereiro, em Londres, no Reino Unido.


