‘Desequilíbrio ambiental vai gerar desastre econômico’, diz Hugo Fernandes

O docente afirmou que os problemas previstos deixaram de ser algo do futuro: 'O aquecimento global se tornou um problema do agora'.

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista ao CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (30), o biólogo Hugo Fernandes, pós-doutor em Ecologia e Phd em Zoologia, afirmou que as mudanças climáticas vão se refletir em problemas econômicos de grandes dimensões.

“O desequilíbrio ambiental vai gerar desastre econômico”, diz Fernandes, professor da Universidade do Estado do Ceará (UECE). O docente afirmou que os problemas previstos deixaram de ser algo do futuro. “O aquecimento global se tornou um problema do agora.”

O pesquisador afirmou que é necessária uma atuação firme na defesa da preservação da Amazônia.

Amazônia é um patrimônio que regula o clima na Terra

Hugo Fernandes, professor e pesquisador da UECE

Pandemia

Hugo Fernandes comentou a busca pela descoberta de uma causa para a pandemia da Covid-19. De acordo com o especialista, é preciso entender que foram dadas as condições ambientais para que um vírus do tipo surgisse e se disseminasse.

A pandemia é reflexo de uma falta de bússola

Hugo Fernandes, professor e pesquisador da UECE

Para o pesquisador, “o momento da pandemia impulsionou a discussão científica”, mas há um ponto de alerta importante: a prática da ciência ainda está concentrada em poucas faixas da sociedade. “O cientista brasileiro precisa conhecer a periferia”, argumenta.

Hugo Fernandes manifesta preocupação especial com as notícias e informações falsas disseminadas a respeito de fatos científicos, em especial na atual crise da Covid-19. “As fake news mais trágicas são relacionadas à vacina”, diz.

Hugo Fernandes
Foto: Reprodução/CNN

Ela foi entrevistado por Roberta Russo, Thais Herédia e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

Publicado por Guilherme Venaglia

Mais Recentes da CNN