“As torres caíram e, com elas, uma época”, diz Karnal sobre 11 de Setembro

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (10) entrevistou o historiador Leandro Karnal, que falou sobre os 20 anos do atentado de 11 de Setembro

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (10) entrevistou o historiador Leandro Karnal, que falou sobre os 20 anos do atentado de 11 de Setembro realizado em Nova York, nos Estados Unidos.

Há 20 anos, o mundo assistiu estarrecido às assustadoras imagens do pior atentado terrorista da história recente.

Naquele 11 de setembro de 2001, numa ação organizada, a Al-Qaeda sequestrou quatro aviões de passageiros e atingiu não só o World Trade Center e o Pentágono, mas acertou em cheio o moral dos Estados Unidos, uma nação que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, se mostrava inabalável.

Quase 3 mil pessoas morreram e, duas décadas depois, o mundo ainda acompanha os desdobramentos daquele episódio.

Em resposta ao atentado terrorista, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão e travaram uma guerra que passou por quatro presidentes norte-americanos — a mais longa em que o país já se envolveu.

Conflito controverso

Todos os números desse conflito controverso assustam: o país gastou mais de US$ 2 trilhões (aproximadamente R$ 10,4 trilhões) e o número de mortos passa dos 240 mil, segundo dados do Projeto “Custos da Guerra”, da Universidade Brown.

O capítulo mais recente, de agosto deste ano, tem a volta do Talibã ao poder no Afeganistão e a saída do último soldado americano do país.

Para Karnal, desde seu princípio a cena do atentado naquele 11 de setembro de 2001 mudou o mundo

Aquela cena, do segundo avião batendo na Torre, que foi filmada, essa cena começou a ser repetida e aí você perde uma referência, você perde algo que existia. A partir deste momento, o nosso mundo foi deslocado e não é mais o mesmo

Leandro Karnal, historiador

Para o historiador, além de visualmente impactante, a imagem marca a queda de uma época.

Porque as torres caíram e, com elas, uma época. Mas não o fim do capitalismo, mas o fim da ideia de paz, de prosperidade ou de uma harmonia liberal. Isto continua no debate até hoje, mas o 11 de Setembro é uma referência

Leandro Karnal, historiador

Karnal foi entrevistado por Lia Bock, Thais Herédia e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Publicado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN