Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ator celebra aceitação a beijo gay no último capítulo da novela Pantanal

    Em publicação no Twitter, Silvero Pereira comentou a reação do público à cena exibida na noite de sexta-feira (7) em que o personagem dele beija outro homem

    Personagem Zaqueu, da novela Pantanal, teve um final feliz no último capítulo da trama
    Personagem Zaqueu, da novela Pantanal, teve um final feliz no último capítulo da trama Reprodução/Globoplay/Rede Globo

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    Uma das cenas do último capítulo da novela Pantanal, exibido pela TV Globo na noite de sexta-feira (7), causou grande repercussão nas redes sociais. Nela, o personagem Zaquieu, um homem gay interpretado pelo ator Silvero Pereira, beija um peão durante uma festa de casamento.

    Em publicação no Twitter, Pereira comentou a reação do público e a aceitação à cena exibida no capítulo de encerramento da novela.

    O beijo gay em Pantanal foi seguido de uma chuva de comentários nas redes sociais. Entre elogios à naturalidade com a qual o tema foi abordado, usuários também relataram ter observado comentários de discriminação e preconceito após a exibição da cena.

    Em 1990, a versão original da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela Rede Manchete, conquistou o coração dos brasileiros. Construída a partir de uma narrativa baseada no realismo fantástico, a trama reúne personagens marcantes como Juma Marruá, que vira onça quando se sente ameaçada, o Velho do Rio, a figura mítica de um sábio e curandeiro, e o peão Zé Leôncio e o vilão Tenório.

    Adaptada em 2022 por Bruno Luperi, neto do autor original, a novela voltou às rodas de conversa pelo país. Desta vez, turbinada pelas forças das redes sociais, que foram inundadas de comentários sobre as cenas da produção.

    Desde a estreia da novela, pairou uma dúvida sobre como seria a abordagem do personagem Zaquieu, que também esteve representado na obra da década de 1990. Com o avanço da luta da população LGBTQIA+ por direitos, respeito e igualdade, internautas já questionavam como o tema seria retratado na nova versão da novela.

    Beijo gay em novelas

    Desde 2014, quando foi exibido o primeiro beijo entre um casal gay em novelas, entre os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) da novela “Amor à Vida”, cenas como estas, de afeto entre casais LGBTQIA+, se tornaram mais presentes na telinha.

    Em 2018, na novela “Orgulho e Paixão”, exibida às 18h, foi a vez dos personagens Otávio (Pedro Henrique Müller) e Luccino (Juliano Laham) demonstrarem a paixão com um beijo. Em fevereiro deste ano, a trama “Nos Tempos do Imperador”, exibiu um beijo romântico entre Clemência (Dani Barros) e Vitória (Maria Clara Gueiros), também às 18h.