Ator de "Grey's Anatomy" tem enfermeiras 24h após diagnóstico de esclerose
Ex-mulher de Eric Dane afirma que enfrentou o convênio para garantir cuidado domiciliar integral

O ator Eric Dane, 53, conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan em "Grey’s Anatomy", recebe cuidados de enfermagem 24 horas por dia após o diagnóstico de ELA (esclerose lateral amiotrófica).
Dane também é conhecido pelos papéis de Cal Jacobs na série "Euphoria" e de capitão Tom Chandler em "The Last Ship".
A notícia sobre os cuidados constantes foi divulgada pela People, que trouxe detalhes de um relato sensível feito pela ex-mulher do ator, Rebecca Gayheart, à revista The Cut.
Aos 54 anos, a também atriz abriu o jogo sobre a rotina de cuidados e sua experiência como cuidadora.
No relato, segundo a People, Rebecca conta que assumiu a organização da rotina de cuidados domiciliares e precisou acionar o convênio repetidas vezes para conseguir a liberação das equipes de enfermagem para cuidar do ator. Em um trecho citado pela revista, ela afirmou: “Eric tem enfermeiros 24 horas por dia”.
Em seu desabafo, Rebecca afirma que o processo para obter a autorização do seguro não foi nada fácil. Ela cita a resposta de uma atendente durante o pedido de atendimento domiciliar, que teria dito: “Você pode continuar pedindo, e eu vou continuar negando”.
Rebecca escreveu que decidiu insistir até conseguir a aprovação. O serviço foi liberado após duas apelações.
Doença degenerativa
Em abril, Dane revelou à revista People que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e acarreta paralisia motora. "ELA é uma doença terrível", disse o ator na época.
Com o avanço da condição, o paciente perde gradualmente a capacidade de falar, de se alimentar, de caminhar e de respirar independentemente. Não há cura, mas existem medicamentos que retardam a progressão da doença.
A ex-mulher do ator afirmou ainda que o cuidado é dividido em 21 turnos. Quando há falhas na escala, ela assume parte das horas. Em uma das situações que descreveu à The Cut, ela contou que precisou recorrer a amigos de Dane para preencher um turno de 12 horas que não conseguiu cobrir.
Rebecca citou ainda o afastamento de algumas pessoas próximas desde o diagnóstico. No texto, ela afirmou compreender a dificuldade que a situação impõe: “Não é fácil para as pessoas”.
Dane e Rebecca foram casados por 14 anos e têm duas filhas. A People afirma que, mesmo após a separação, ela passou a participar ativamente da rotina de cuidados do ator.
Dane participou de um episódio de “Brilliant Minds” em novembro, interpretando um bombeiro chamado Matthew, que também sofre de uma doença neurodegenerativa progressiva.
Dane irá detalhar sua batalha contra a esclerose lateral amiotrófica e revisitar momentos de sua carreira em um novo livro de memórias.


