Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Attenzione pickpocket”: sucesso do TikTok avisa turistas sobre furtos; entenda

    Perfil com milhares de visualizações é responsável por sinalizar turistas sobre possíveis batedores de carteiras, em Veneza, na Itália

    Perfil chama atenção por sinalizar possíveis furtadores
    Perfil chama atenção por sinalizar possíveis furtadores Reprodução/TikTok/@cittadininondistratti2

    Larissa Santiagocolaboração para a CNN

    São Paulo

    “Attenzione pickpocket! Attenzione borseggiatrici!” A expressão italiana, que significa algo como “cuidado com o batedor de carteiras”, tem viralizado no TikTok por sinalizar a turistas em Veneza, na Itália, sobre possíveis furtos de objetos pessoais como celulares,, documentos, passaportes e carteiras.

    Flagras

    A primeira conta responsável por registrar esses momentos foi suspensa da plataforma após alguns meses, mas os criadores voltaram com uma nova conta.

    O perfil, conhecido como @cittadininondistratti2, tem mais de 10 milhões de curtidas e 368 mil de seguidores, e é responsável por identificar os golpistas – que em sua maioria são mulheres, jovens, bem vestidas, usando bolsas ou mochilas grandes, que estão sozinhas ou em grupos.

    @cittadininondistratti2

    #PICKPOCKETS #cittadininondistratti #pickpockets #VENICE #BORSEGGIATORI #CITTADININONDISTRATTI #VENEZIA

    ♬ suono originale – WE ARE BACK

    Quando flagradas, as moças costumam correr em direções diferentes e sempre cobrindo o rosto para não serem identificadas.

    Nos registros, não há resistência ou agressões por parte das expostas – porém, algumas pessoas acabam segurando as moças e em outros a responsável pelas gravações continua seguindo a suspeita.

    @cittadininondistratti2

    #VENEZIA #BORSEGGIATRICI #CITTADININONDISTRATTI #BORSEGGIATORI #PICKPOCKETS #cittadininondistratti Ponte di Rialto Rialto Bridge

    ♬ suono originale – WE ARE BACK

    Há também vídeos que mostram os maquinistas dos trens das estações da cidade soltando um aviso com a mesma expressão para deixar os viajantes atentos.

    Segundo a revista americana “Newsweek”, a voz famosa é de Monica, de 57 anos, que há 30 anos faz parte de um grupo conhecido como “Cittadini Non Distratti”, em tradução livre, algo como “Cidadãos Não Distraídos”. São cerca de 40 pessoas responsáveis por procurar e chamar atenção para possíveis ladrões.

    “Decidimos tornar nossos vídeos virais para informar os turistas a serem cuidadosos”, disse a moça para a publicação.

    “Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e estamos todos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas”, concluiu.

    @cittadininondistratti2

    ATTENTION PICKPOCKETS!!🤬 #PICKPOCKETS #VENICE #BORSEGGIATORI #VENEZIA #BORSEGGIATRICI #CITTADININONDISTRATTI

    ♬ suono originale – WE ARE BACK