Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Baixo de Paul McCartney é recuperado depois de 52 anos; entenda

    Uma busca global chegou a ser organizada pelos fãs para procurar instrumento usado em canções icônicas como "Twist And Shout” e “Love Me Do”

    Paul McCartney em primeira apresentação da "Got Back Tour" em Brasília.
    Paul McCartney em primeira apresentação da "Got Back Tour" em Brasília. Marcos Hermes

    Ana Beatriz Diasda CNN São Paulo

    O site oficial de Paul McCartney anunciou nesta quarta-feira (14), que o baixo desaparecido do ex-Beatle, foi encontrado 52 anos depois. O instrumento de 1961 foi utilizado em icônicas canções dos Beatles como “Twist And Shout” e “Love Me Do” e havia sido roubado em 1972.

    No ano passado, uma busca global intitulada como “The Lost Bass Project” ou “O Projeto do Baixo Perdido”, em tradução literal, chegou a ser realizada pelos fãs do cantor. De acordo com a ação, o instrumento, um baixo elétrico Höfner 500/1, havia sido comprado pelo próprio McCartney por US$ 37 em uma loja em Hamburgo (cidade na Alemanha) e era considerado como seu “favorito”.

    “Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, disse The Lost Bass Project.

    Na ocasião, o grupo formado por uma equipe de fãs e pesquisadores dedicados aos Beatles, observou que Paul havia usado o baixo em Londres em 1969, quando os Beatles estavam gravando o projeto Get Back/Let It Be – e não tinha sido visto desde então.

    De acordo com a nota divulgada nesta quarta (14), “Paul está extremamente grato a todos os envolvidos”.

    *Com informações de Heather Chen, da CNN