Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Barry Humphries, criador da personagem Dame Edna, morre aos 89 anos

    Nascido em Melbourne, comediante deu vida a outros personagens icônicos, como o diplomata bêbado Les Patterson e o divagador Sandy Stone

    O australiano Barry Humphries
    O australiano Barry Humphries Da Reuters

    Byron Kayeda Reuters

    Barry Humphries, comediante conhecido por sua personagem Dame Edna Everage, que floresceu de uma dona de casa suburbana australiana, morreu neste sábado (22), aos 89 anos.

    O Sydney Morning Herald disse que Humphries morreu no Hospital St Vincent’s, em Sydney, onde foi tratado por vários problemas de saúde.

    “Ele foi completamente ele mesmo até o fim, nunca perdendo sua mente brilhante, sua inteligência única e generosidade de espírito”, disse sua família em um comunicado.

    “Sua audiência era preciosa para ele, e ele nunca a considerou garantida. Embora seja mais lembrado por seu trabalho no teatro, ele foi pintor, autor, poeta, colecionador e amante da arte em todas as suas formas”.

    O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, prestou homenagem a Humphries em um tweet, chamando-o de “grande humor, satírico, escritor e absolutamente único”.

    Foi a personagem Dame Edna que tornou Humphries famoso. Com cabelo lilás penteado, óculos de diamante e um guarda-roupa estranho, Edna instantaneamente reconhecível cumprimentava o público com alegria e sua marca registrada “Hello Possums!”.

    Nascido e criado em Melbourne, John Barry Humphries era filho de um construtor.

    Enviado para um colégio conservador, ele foi descrito por um amigo como um “desajustado espetacular” que dava as costas aos jogos de futebol da escola para tricotar.

    A criação que definiria sua carreira veio cedo: aos 21 anos, fazia parte de uma companhia itinerante de repertório quando surgiu com a personagem de uma dona de casa esnobe e inadvertidamente ofensiva. Em 1955, pisou no palco pela primeira vez como “Mrs Norm Everage”, admitindo apenas décadas depois que ela foi baseada em sua mãe.

    Desenvolveu uma série de outras caricaturas australianas, incluindo o repulsivo diplomata bêbado Les Patterson e o mais sutil Sandy Stone, um divagador do último ano.