Bateria inclusiva das Escolas de Samba de SP toca nos Jogos Paralímpicos 2024
Projeto que começou em 2023 durante os Jogos Parapan-Americanos levou catorze componentes para Paris
A bateria do Carnaval Inclusivo, projeto executado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), se apresentou entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Composto apenas por pessoas com deficiência física, o grupo musical fez shows na Casa Brasil, ponto de encontro de torcedores, autoridades e atletas brasileiros durante os dias de evento. A iniciativa nos levou à capital francesa um time com dez ritmistas, duas passistas, uma porta-estandarte e um cantor.
“Ver a bateria inclusiva da Liga-SP se apresentando em um evento global como os Jogos Paralímpicos e sendo aplaudida de pé é a realização de um sonho. Esse projeto, que começou em São Paulo, está agora no palco do mundo, mostrando o quanto a inclusão pode transformar vidas e ultrapassar fronteiras,” comemorou Sidnei Carriuolo, Presidente da Liga-SP.
O projeto Carnaval Inclusivo foi lançado em 2023, na Casa Brasil dos Jogos Parapan-Americanos, realizado no Chile. Na época de sua estreia, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, celebrou dizendo: “já que o Brasil é o país do carnaval, nada mais justo do que levarmos um pouco do nosso samba e gingado para o exterior”.
Carnaval do Rio terá passaporte para as três noites de desfile