Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    BBB 23: Bruna Griphao é alvo de notícia-crime para investigar crime de racismo

    Atriz se referiu ao médico Fred Nicácio como "urubu de luto", fala apontada como racista pelo advogado que fez a peça jurídica

    Conversa entre Bruna Griphao e Fred
    Conversa entre Bruna Griphao e Fred Reprodução/Globo

    Manoela CarlucciCarolina Fariasda CNN

    São Paulo

    A atriz e participante do Big Brother Brasil 23 Bruna Griphao é alvo de uma notícia-crime por supostamente ter usado uma expressão racista para se referir ao ex-participante do reality show, Fred Nicácio, que já deixou o programa. De acordo com a peça jurídica, Bruna chamou o médico de “urubu de luto”.

    “Para algumas pessoas, tal situação pode parecer corriqueira, sem qualquer importância. Mas, não, não é! O urubu é um animal de cor negra/preta. O momento de luto remete a cor negra/preta.
    O senhor Fred Nicácio, é um homem afro-brasileiro. É nítido que há Animus Offendendi  (com intenção de ofender, em latim) por parte da noticiada Bruna”, disse o advogado William Faintych, que entrou com a notícia crime no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

    O defensor ainda fez na notícia-crime um comparativo da situação do BBB 23 com uma das injúrias sofridas pelo atacante brasileiro Vinicius Jr. , que em setembro do ano passado foi vítima de uma fala racista durante um programa esportivo na televisão da Espanha.

    Em uma participação no “El Chiringuito de Jugones”, atração de debate futebolístico da emissora espanhola Mega, o empresário Pedro Bravo disse que o camisa 20 do Real Madrid precisa “deixar de fazer macaquice” [“hacer el mono”, em espanhol], em referência às danças que Vini Jr. costuma fazer após um gol.

    “Na Espanha, o jogador Vinicíus Jr, foi vítima de racismo, quando falaram para que ele parasse de macaquices. Alguns anos atrás, o goleiro Aranha, foi vítima de racismo, ao ser chamado de macaco, por uma torcedora de time rival. Se a intenção da noticiada Bruna era comparar o senhor Fred a um animal oportunista, poderia ter dito que o mesmo era uma raposa vermelha, ou que era um jacaré.
    Afinal, os referidos animais são oportunistas”, afirmou o advogado.

    Procurado pela CNN, Faintych informou que agora cabe a autoridade policial investigar e “havendo motivo, o inquérito policial [pode] virar uma Ação Judicial”.

    Por meio da conta de Bruna Griphao no Instagram, o advogado da participante do reality, Patrick Berriel, disse que qualquer pessoa pode noticiar um fato às autoridades, mas que há uma distância entre um fato e um crime.

    “Bruna não teve intenção de ofender o outro participante e tampouco conduta discriminatória. A defesa informa que irá tomar medidas judiciais cabíveis, nas áreas criminal e civil, por crimes de violência moral e danos morais”, disse o defensor na atriz.

    Os administradores das redes sociais de Bruna também usaram o Instagram para se manifestarem em apoio à atriz.

    “Por diversas vezes durante todo o programa, Bruna foi atingida com tristeza que, definitivamente, não fazem parte da vida pessoal e da conduta de toda sua vida. Em situações com diversos participantes, Bruna sempre se referiu a seu jogo e muitas vezes foi atacada com suas falas tiradas de contexto e/ou sua imagem associada a atitudes que não foram dela. Nós, como time e família, bem como a Bruna lá dentro, temos todos um jogo limpo”, publicaram os administradores.

    Até a publicação dessa reportagem Fred Nicácio não havia se manifestado em suas redes sobre a notícia crime. A CNN aguarda informações da Polícia Civil sobre se haverá abertura de inquérito.