Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Beleza Algorítmica: IA cria aparência do homem mais atraente de vários países

    20 países foram retratados nas imagens; internautas criticam padronização de beleza

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Em um avanço tecnológico surpreendente, a Inteligência Artificial (IA), agora, rumou para os padrões de beleza. Desta vez, a ferramenta seguiu seus próprios conceitos, se é que se pode chamar assim sua programação, e criou o “homem mais atraente” de 20 países, gerando um debate acirrado nas redes sociais.⁠ Importante destacar, inclusive, que o perfil brasileiro não está na lista.

    A inteligência foi capaz de gerar uma representação visual que supostamente corresponderia ao padrão de beleza mais atraente de cada país. As imagens, que estão disponíveis na plataforma Reddit, apresentam homens com traços clássicos, mandíbulas marcadas, corpos definidos e pelos faciais contornados. Muitos também têm cabelos compridos ou volumosos, fora do “padrão” curto.

    Além disso, a tecnologia inteligente conseguiu se inspirar em cada nação, ao utilizar roupas para demonstrar os vínculos com a cultura de cada país. O projeto, no entanto, despertou uma série de debates acerca da objetificação da aparência e dos estereótipos de beleza.

    Enquanto alguns aplaudem a iniciativa como uma forma inovadora de explorar a diversidade estética, outros argumentam que essa abordagem reforça padrões restritos de beleza, ao desconsiderar a diversidade presente em formatos faciais, cores de pele e raças.

    “Não sei, mas muitas dessas imagens são basicamente o mesmo cara, mas com tons de pele e estilos de cabelo ligeiramente diferentes. Percebo os padrões científicos”, diz um comentário.

    “Algo irrealista, padrões de beleza fora da realidade”, aponta outro comentário na plataforma.

    “Todos eles têm basicamente as mesmas características faciais. Mandíbula acentuada, cabelo relativamente longo e são musculosos”, aponta um outro crítico das criações.