Bienal de São Paulo abre as portas para o público na próxima quarta (6)
Evento será realizado entre os dias 6 de setembro e 10 de dezembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo
- 1 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: Anne Barbosa/CNN Brasil - 2 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 3 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: Anne Barbosa/CNN Brasil - 4 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 5 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 6 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 7 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 8 de 20
Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Crédito: - 9 de 20
Rampa do Pavilhão da Bienal de SP
Crédito: Michel Moch - 10 de 20
Brasil, São Paulo, SP, 06/10/1996. Gerais da 23ª Bienal de São Paulo, realizada no Pavilhão do Parque Ibirapuera, zona sul da cidade de São Paulo. Detalhe exposição de quadros do pintor norueguês Edward Much (1863-1944).Foto: Heitor Hui / ESTADÃO. Pasta: 44.000 - Crédito:HEITOR HUI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:226131
Crédito: - 11 de 20
Exposição de quadros do pintor norueguês Edward Munch, na 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1996
Crédito: Heitor Hui/ESTADÃO - 12 de 20
Visitante na Sala Pablo Picasso na 23ª Bienal, em 1996
Crédito: Cristiano Mascaro/Bienal Internacional de SP - 13 de 20
Visitante em frente à obra Operários (1933) de Tarsila do Amaral na 24ª Bienal, em 1998
Crédito: Gal Oppido/Bienal Internacional de São Paulo - 14 de 20
Passistas da escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro, e os parangolés de Hélio Oiticica durante a abertura da 22ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1994
Crédito: NORMA ALBANO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - 15 de 20
"O Grito", de Edvard Munch, esteve exposta na 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1996.
Crédito: Spencer Platt/Getty Images - 16 de 20
Obras de Arthur Bispo do Rosário expostas na 30ª Bienal de Arte de São Paulo, entitulada como "A Iminência das poéticas"
Crédito: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - 17 de 20
Mulher observa quadro de Andy Warhol exposto na 9ª Bienal de São Paulo, em 1967
Crédito: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - 18 de 20
O curador do MASP, Pietro Maria Bardi, posa ao lado da obra de Marcel Duchamp na 19ª Bienal de São Paulo, em 1987
Crédito: SILVIO RICARDO RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - 19 de 20
Retrato de expositores e artistas posam em frente do quadro "Guernica", de Pablo Picasso, durante a II Bienal de São Paulo em 1953
Crédito: Estadão Conteúdo/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - 20 de 20
Chegada de quadro do pintor espanhol Pablo Picasso durante a montagem da 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1996
Crédito: L.C. LEITE/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Ao passar por cortinas amarelas de plástico, jornalistas do Brasil e do mundo deram o ponta pé inicial para a 35ª edição do maior evento de arte contemporânea do hemisfério sul: a Bienal de São Paulo. Durante encontro fechado para imprensa nesta segunda-feira (4), os organizadores anteciparam detalhes do evento que abre as portas para o público na próxima quarta (6).
José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, destacou as características marcantes e desafiadoras da edição. “Estamos em um momento verdadeiramente singular. O mundo atual clama por soluções para questões urgentes e a capacidade da arte em nos estimular a encontrar algumas dessas respostas é notável”, disse.
A CNN visitou o espaço ainda durante as montagens e o resultado surpreende. Cumprindo a promessa de trazer diversidade e questionamentos sobre o mundo contemporâneo, o tema “coreografias do impossível” se materializa pelos espaços únicos criados para essa edição, entre eles uma ativação chamada Sauna Lésbica, com estímulos sonoros e visuais que dão voz a mulheres lésbicas.
Com curadoria coletiva de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Viellel, a exposição tem 1.100 obras de 121 artistas, sendo que 80% deles são não-brancos, segundo a organização.
Pela primeira vez em 35 edições, paredes temporárias fecham todo o vão central, trazendo uma outra perspectiva para esse lugar já tão conhecido do público.
Serviço
- Datas: de 6 de setembro a 10 de dezembro de 2023
- Horários: às terças, quartas, sextas e domingos, das 10h às 19h (última entrada às 18h30); às quintas e sábados, das 10h às 21h (última entrada às 20h30)
- Endereço: Parque Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s.n., portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo
- Entrada gratuita