Bienal do Livro Rio 2025: Raphael Montes se destaca entre os mais vendidos
"Jantar Secreto" se consagrou como a obra mais vendida do autor durante a Bienal

O escritor Raphael Montes, 34, foi um dos destaques da Bienal do Livro Rio 2025, e liderou as cinco primeiras posições dos livros mais vendidos da Companhia das Letras.
A informação foi confirmada à CNN pela assessoria de imprensa da Bienal do Livro Rio 2025, que enviou o ranking dos livros mais vendidos por editora.
"Jantar Secreto" se consagrou como a obra mais vendida do autor no evento, seguido por "Dias Perfeitos", "Suicidas", "Uma Família Feliz" e "O Vilarejo".
Em entrevista à CNN em 2024, o autor revelou que seu amor pela leitura começou quando conheceu exatamente os livros de suspense, com obras como as escritas por Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Sidney Sheldon. "Eu entrei no mundo da literatura pela literatura policial e de filme. Então, quando comecei a escrever, naturalmente eu quis fazer histórias policiais e de crime."
"Ao longo do processo de escrever cada livro, eu fui percebendo que a literatura policial, a medida que ela trata de violência e sociedade - como se cometem crimes, como esses crimes são investigados, como são punidos - então se trata de questões sociais, políticas, éticas e morais que são muito fortes e também são tema da dita 'alta literatura'. Através do gênero da literatura policial, você consegue fisgar o leitor pela emoção de tal modo que ele nem percebe, mas a gente está discutindo diferentes assuntos ali", disse.
Raphael Montes é autor de obras literárias renomadas, como "Jantar Secreto, "Suicidas" e "O Vilarejo". Seus livros "Bom Dia, Verônica" e "Uma Família Feliz" viraram produções audiovisuais. Ele ainda assina o roteiro de "Beleza Fatal", "A Menina Que Matou os Pais" e "O Menino que Matou Meus Pais".