Caetano Veloso receberá título de Doutor Honoris Causa em universidade da Espanha
A homenagem é entregue a estudiosos e personalidades que se destacam em suas áreas de atuação
Caetano Veloso receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Espanha e do mundo. A honraria, entregue a personalidades e estudiosos que se destacam em suas áreas de atuação, será entregue durante uma cerimônia em junho.
Além do músico, outras três pessoas também recebem o título este ano, entre eles o professor colombiano Norberto Garcia Cairasco, que atua na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a antropóloga argentina Rita Segato, e a socióloga espanhola María Ángeles Durán.
A candidatura foi apresentada na Faculdade de Filosofia e Departamento de Filosofia Moderna, com adesão do Centro de Estudos Brasileiros da universidade e defendida pelo docente Pedro Serra.
No texto, o professor defendeu que Caetano, “cantor, compositor, produtor musical e também escritor, é considerado um dos melhores músicos do mundo nos séculos 20 e 21, integrando a seleta constelação de figuras como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney e Patti Smith, ou, especificamente do campo da música brasileira, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan”.
Entre outros feitos, a candidatura destacou os mais de 50 discos lançados ao longo da carreira e o novo álbum “Meu Coco”, de 2021, que ganhou o Grammy Latino de Gravação do Ano no ano passado, somando-se aos outros 13 Grammys e à escolha como Pessoa do Ano na premiação, em 2012.
Em 1998, Caetano ganhou o título honoris causa pela Universidade da Bahia e, em 2004, recebeu a distinção de Comendador da Ordem do Infante Dom Enrique Ordem do Mérito Cultural, a mais alta distinção de Portugal. Em 2014, por seu papel na divulgação da cultura latino-americana, foi nomeado Professor Honorário pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.
Nas redes sociais, Caetano comemorou:
Ver essa foto no Instagram
*Publicado por Thayana Nunes.