Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Caprichoso e Garantido: veja marcas que mudaram de cor por rivalidade entre os bois

    Coca-Cola, Brahma e Azul são algumas das empresas que alteraram produtos históricos devido à rivalidade no Festival de Parintins

    Marcas mudam cor devido à rivalidade no Festival de Parintins
    Marcas mudam cor devido à rivalidade no Festival de Parintins Reprodução

    Felipe Andradeda CNN São Paulo

    A rivalidade entre Caprichoso e Garantido é grande e, com o passar dos anos, se tornou um dos maiores atrativos do Festival de Parintins. A disputa entre os bois é tão séria que divide a cidade — existem os lados vermelho e azul. E isso acaba tendo efeito, também, sobre as marcas que atuam e patrocinam o evento.

    Azul, Brahma e Coca-Cola são algumas das empresas patrocinadoras do Festival de Parintins e que já alteraram — de alguma forma — suas já consagradas marcas. Só na Ilha da Magia é possível ver uma latinha de Coca-Cola ou de Brahma azul, por exemplo.

    Abaixo, a CNN mostra algumas marcas que entenderam a rivalidade da festa, toparam mudar, mesmo que temporariamente, suas cores e cativaram as torcidas dos bois e o público frequentador do Festival de Parintins.

    Coca-Cola

    Patrocinadora do Festival de Parintins há 28 anos, a Coca-Cola segue parceira dos bois e do evento em 2024. A empresa realiza múltiplas ativações, com foco na sustentabilidade e na atração às torcidas de Caprichoso e Garantido.

    “Estamos construindo uma agenda positiva para o Festival e para as cidades de Parintins e Manaus. Nosso compromisso com o Amazonas não se limita ao apoio ao Festival Folclórico de Parintins e se estende para além do período festivo”, ressalta Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.

    Uma das grandes histórias da marca com o festival foi lançar uma latinha na cor azul. Padrão da Coca-Cola, a lata vermelha tinha resistência dos torcedores do Caprichoso — boi azul e branco — no período do festival. Como a empresa é parceira dos dois bois, lançou a lata azul como forma de ativação, atenção ao público e proximidade com o festival.

    Coca-Cola lançou a lata azul durante o Festival de Parintins / Reprodução

    Em outros momentos, a empresa decidiu mesclar as cores do festival, criando produtos para consumo das duas torcidas.

    Latinhas personalizadas da Coca-Cola para o Festival de Parintins / Arquivo Pessoal/Patricia Assayag

    Azul

    Mais nova patrocinadora do Festival de Parintins, a Azul começa em 2024 como parceira dos bois-bumbás. “O festival impacta positivamente o turismo, gera empregos e renda, transforma socialmente a realidade local. Fazer parte deste legado é um passo importante para a Azul, que vem investindo seus esforços na região”, avalia César Grandolfo, Gerente de Relações Institucionais da Azul, no lançamento da parceira da empresa com as agremiações culturais.

    Para celebrar a parceria, a empresa tornou o evento capa de sua revista no mês de abril deste ano. Garantido e Caprichoso, cada um com seu exemplar, estampavam o encarte que era encontrado por clientes da companhia aérea em todo o país. Além disso, a Azul decorou um avião com as cores dos bois. Cada boi de um lado.

    A surpresa se deu pelo lado do boi Garantido. Não só um grande adesivo, mas a logo da Azul também estava pintada em vermelho.

    Azul pinta logo de vermelho para o Festival de Parintins / Divulgação/Azul

    Brahma

    A arte, feita pelo artista parintinense Ronan Marinho, personaliza as embalagens da bebida com imagens de Caprichoso e Garantido. Os produtos são exclusivos para comercialização durante o Festival de Parintins. Dentro do Bumbódromo, há a separação das vendas: o lado Caprichoso só recebe latas azuis, enquanto do lado Garantido só é possível comprar as latas vermelhas.

    Latas de Brahma estampadas com os bois de Parintins / Divulgação“Latas de Brahma estampadas em azul são raríssimas em qualquer outra ocasião. Dessa forma, a marca revela sua dedicação em refletir a essência da disputa entre os Bois, uma manifestação cultural tão significativa para os brasileiros e, portanto, relevante para Brahma”, diz Maurício Landi, diretor de marketing da Brahma.

    Sherwin-Williams

    No caso da Sherwin-Williams, não houve uma mudança de cor da marca. Mas houve uma iniciativa inédita: a empresa, que patrocina os bois de Parintins, lançou uma paleta de cores exclusiva para cada um dos bumbás.

    “Estamos orgulhosos em ser a tinta oficial dessa festa popular, oferecendo um produto de qualidade, nos tons vermelhos e azuis intensos e vibrantes, para o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo”, destaca Luiz Piva, diretor de Marketing da Sherwin-Williams.

    Confira, abaixo, as cores relacionadas ao Caprichoso e ao Garantido.

    Paleta de cores criada para pela Sherwin-Williams para Caprichoso e Garantido / Cedidas

    Veja fotos das apresentações de Caprichoso e Garantido