Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Cara-metade”: gatinha com rosto de duas cores faz sucesso no TikTok; veja

    Fenômeno raro ocorre quando os embriões de gêmeos não idênticos "se fundem" ou "se incorporam" e dão origem a um único animal ou ser humano, o que pode resultar em características físicas variadas

    Eclipse, a gatinha quimera
    Eclipse, a gatinha quimera Reprodução/TikTok/@gatinhaeclipse

    Larissa Santiagocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Eclipse, uma gata de duas cores, tem chamado atenção no TikTok. Na verdade, os olhos azuis e a mistura da pelagem preta e caramelo sinalizam que ela é um animal quimera.

    Na mitologia grega, quimera é uma mistura de leão, cabra e serpente, são vários serem em um só. No entanto, existe uma explicação científica que ajuda a entender melhor.

    “Quimera, quimerismo ou quimerismo genético, é o termo que a medicina atribui a indivíduos, humanos ou animais, que possuem dois tipos de material genético diferente, ou seja, possuem dois tipos distintos DNA em sua constituição”, explica a veterinária Marina Lara Rossi.

    O fenômeno ocorre ainda no útero, quando os embriões de gêmeos não idênticos (gêmeos bivitelinos) “se fundem” ou “se incorporam” e dão origem a um único animal ou ser humano –o que pode resultar em características físicas variadas como olhos de cores diferentes, partes do corpo com mais ou menos pigmentação, presença de algumas doenças autoimunes e a intersexualidade (condição em que há variação das características sexuais).

    A identificação do quimerismo pode ser por meio de exames de DNA, no entanto, é importante ressaltar que o quimerismo genético é uma condição rara e incomum nos animais e humanos. É possível que exista apenas uns 30 casos de quimerismo humano no mundo.

    Ainda existem casos que possam ser confundidos com heterocromia, que é o caso de uma condição genética em que os olhos são de cores diferentes, não do fenômeno de quimerismo.

    @gatinhaeclipse

    ♬ som original – Ninski ❤️

    Além da pequena filhote, existem outros gatos com quimerismo que os tutores compartilham a rotina nas redes sociais, como a famosa gata da raça escama-de-tartaruga Vênus, “a gata de duas faces” argentina.

    E o gato Nárnia de la Grâce, um macho da raça British Shorthair, que tem os dois lados do rosto bem separados, um com a coloração preta e o outro com a coloração acinzentada.

    Marina relembra que embora muitas pesquisas relatem que a maioria dos casos aconteçam em gatos, ainda podem existir relatos de cães e papagaios – e até uma lagosta quimera.

    O fruto do mar quimera recebeu o apelido de “halloween”, por ter metade do seu corpo laranja e metade preto.

    Pets quimeras precisam de cuidados especiais?

    Os gatos e cachorros que tem o fenômeno do quimerismo não vão desenvolver nenhum problema de saúde por conta dessa condição genética, então, eles podem seguir brincando e vivendo uma vida normal.

    “O tutor segue com os cuidados básicos de atenção ao pet com visitas ao veterinário, alimentação e exercícios”, reforça a médica veterinária.