Carnaval: Rio vive expectativa pela apuração do Grupo Especial

Abertura dos envelopes e leitura das notas serão feitas na tarde de terça-feira (26), na Marquês de Sapucaí

Stéfano Sallesda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Encerrada a segunda e última noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, foliões e componentes aguardam um momento importante da festa: a apuração. As notas e a campeã da folia serão conhecidas nesta terça-feira (26), na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí.

Ao longo de duas noites, 12 agremiações passaram pelo sambódromo do Rio e fizeram o público matar a saudade do Carnaval, que não acontecia na cidade-símbolo da celebração desde 2020, quando a Unidos de Viradouro, de Niterói, conquistou seu segundo título.

As agremiações serão avaliadas em nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, fantasias, além de mestre-sala e porta-bandeira.

Cada quesito será avaliado por cinco jurados e serão descartadas duas notas: a maior e a menor. Em relação às obrigatoriedades, espera-se que o Paraíso do Tuiuti seja penalizado em dois décimos. A agremiação de São Cristóvão estourou o tempo limite de apresentação em dois minutos.

Escola Vila Isabel desfila no Grupo Especial do Rio
Carnaval 2022: Escola Vila Isabel desfila no Grupo Especial do Rio / Foto: Marcelo Piu | Prefeitura do Rio

A apuração costuma levar bom público para acompanhar a divulgação das notas no sambódromo e reúne foliões nas quadras das escolas, principalmente nas das favoritas, na expectativa de nova celebração. Desta vez, pelo título.

As seis primeiras colocadas do Grupo Especial voltam à Marquês de Sapucaí no sábado (30), para o desfile das campeãs, e se apresentam, em ordem, do sexto ao primeiro lugar.

A última colocada será rebaixada para a Série Ouro, da qual ascenderá uma participante, que se tornará a nova inquilina da Cidade do Samba.

Na sexta-feira (22), se apresentaram Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor. Neste sábado, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.

Mais Recentes da CNN