#CNNPop

Carnaval RJ: Grande Rio diz que "questionará inconsistências" de nota

Escola de samba ficou em 2º lugar, atrás da campeã Beija-Flor, com um décimo de diferença

Giovana Christ, da CNN
Desfile da escola de samba Grande Rio no Carnaval do Rio de Janeiro de 2025
Desfile da escola de samba Grande Rio no Carnaval do Rio de Janeiro de 2025  • Dhavid Normando/Rio Carnaval
Compartilhar matéria

A escola de samba Grande Rio, segunda colocada no Carnaval do Rio de Janeiro em 2025, comunicou em suas redes sociais nesta quinta-feira (6) que irá recorrer às notas anunciadas da apuração dos desfiles que definiu a Beija-Flor como campeã do ano.

O comunicado diz que o grupo "questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira (7)".

A agremiação disse que no site da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba no Rio de Janeiro), as notas do quesito bateria estavam diferentes das anunciadas durante a cerimônia de apuração desta quarta-feira (5).

"Foi realizada a leitura de duas notas 9.9 e duas notas 10 para a nossa agremiação, diferente do publicado na tarde desta quinta-feira no site oficial da Liesa, onde constam uma nota 9.9 e três notas 10, sendo a última no quarto módulo de julgadores, concedida por Geiza Carvalho", escreveram na legenda do post.

De acordo com o texto publicado pela Grande Rio, com os valores divulgados na página da organização do Carnaval do Rio de Janeiro, a agremiação empataria com a Beija-Flor, definindo ambas como campeãs de 2025.

"Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval", concluiu o comunicado.

Após a definição dos resultados, o Mestre Fafá, que comanda a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, pediu desculpas à sua comunidade pois o quesito comandado por ele foi o único que não trouxe a nota máxima para a escola, o que acabou tirando o título da agremiação.

A apuração das notas das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu nesta Quarta-feira de Cinzas (5) e definiu Beija-Flor como campeã do Grupo Especial 2025. Em segundo e terceiro lugar ficaram as agremiações Grande Rio e Imperatriz.

A avaliação foi realizada por quatro jurados em cada um dos nove quesitos, avaliados na seguinte ordem: enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, alegorias e adereços, evolução, fantasia, samba-enredo e comissão de frente. Veja como foi a apuração.

Preciso descansar, diz Neguinho da Beija-Flor sobre aposentadoria

*Com informações de Flávio Ismerim, da CNN

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais