#CNNPop

Carta deixada por Rita Lee é testamento emocional, diz Roberto de Carvalho

Documentário "Rita Lee: Mania de Você" mostrou carta inédita deixada pela cantora para os filhos

Giovanna Bronze, da CNN
Rita Lee em show de estreia da turnê ETC. em São Paulo, em 14 de maio de 2010  • Rogério Stella
Compartilhar matéria

O novo documentário "Rita Lee: Mania de Você" traz um a carta inédita deixada pela cantora, além de um documento que ela escreveu enquanto estava na prisão durante a Ditadura Militar. Segundo Roberto de Carvalho, viúvo da rainha do rock brasileiro, as cartas são um "testamento emocional" de Rita Lee.

"A leitura dessa carta é muito emocionante", falou em entrevista á CNN. "Cada vez que eu leio é uma torrente de lágrimas e sentimentos profundos e muitas vezes difíceis, então essa carta é um testamento. É um testamento emocional de uma existência tão linda, tão rica, tão bonita e produtiva. Um ná de criatividade, de amor que foi a Rita. Que é a Rita."

O documentário mostra Roberto de Carvalho lendo a carta que Rita enviou para ele quando ela estava na prisão, comunicando também a gravidez do primeiro filho do casal, Beto. Na carta, ela justificava que não o queria que a visse lá porque estava "horrível". "Imagina", rebateu Roberto de Carvalho ao ler a voz alta para o documentário. Na sequência, Roberto se emociona e não consegue terminar a leitura da carta para a gravação.

Outro momento é quando os filhos Beto, Antonio e João leem a carta deixada pela mãe para eles. Segundo João Lee, apenas ele já tinha lido o material antes da gravação. "Eu já tinha lido a carta, meu pai também, mas meus irmãos não tinham lido a carta", contou à CNN. "Então o que você vê ali foi totalmente natural e orgânico. E é legal. Eu acho que esse lado até meio improvisado de gravar dá esse tom natural e emocionante que eu acho que as pessoas vão ficar emocionadas junto."

Roberto de Carvalho revelou que a carta para os filhos foi escrita quando Rita ficou doente. A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021. "É muito emocionante, mas, à medida que o tempo ia passando e as coisas iam se sucedendo e apareceu a doença, o desenvolver da doença, então a carta acabou adquirindo uma coloração mais dramática, mais difícil, e no momento em que ela é lida no documentário, ali era mais ou menos o epílogo de uma existência muito dolorido e muito difícil para nós todos, principalmente para a Rita", relatou Roberto.

O documentário foi gravado três semanas antes de Rita Lee morrer.

"Rita Lee: Mania de Você", da plataforma Max, tem direção de Guido Goldberg e conta com o apoio e participação da família cantora. A produção já está disponível no streaming.

Assista ao trailer de "Rita Lee: Mania de Você":

Rita Lee: a despedida da Rainha Brasileira do Rock

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais