Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Cate Blanchett lança programa para mulheres, pessoas trans e não binárias no cinema

    Lily Gladstone, Cholé Zhao, Lilly Wachowski e outros nomes de peso do entretenimento formam o comitê do projeto

    Sofia Sampaioda CNN

    O programa Proof of Concept foi anunciado por Cate Blanchett em dezembro de 2023 com o objetivo de dar oportunidade para mulheres, pessoas trans e não binárias na indústria do cinema.

    A iniciativa é uma parceria da atriz com Coco Francini, sócia da Dirty Films, sua produtora, e Stacy Smith, doutora e fundadora do Anneberg Inclusion Initiative, principal grupo de reflexão que investiga a desigualdade em Hollywood.

    De acordo com os estudos do Anneberg Inclusion Initiative, apenas 6% dos diretores dos 1.600 filmes mais populares entre 2007 e 2022 eram mulheres, e duas eram transgêneros.

    Além disso, menos de um terço de todos os personagens falantes nesses mesmos filmes eram mulheres, meninas ou pessoas trans ou não binárias.

    Apesar das discussões sobre representatividade nos dias atuais, 2023 mostrou uma baixa histórica para mulheres como protagonistas no cinema: apenas 30 filmes tiveram atrizes em papéis principais ou de coprotagonistas.

    Menos de um terço de todos os personagens falantes nesses mesmos filmes eram mulheres, meninas ou pessoas trans ou não binárias.

    Pensando nisso, o Proof of Concept, iniciativa que tem apoio do Netflix Fund for Creativy Equity, pretende ser um “acelerador preeminente para a próxima geração de cineastas talentosas cujas histórias promovem perspectivas de mulheres, trans e pessoas não binárias”, diz o site.

    Oito vencedores, dos mais de 1.200 inscritos, terão apoio em três pilares considerados essenciais para que um projeto tenha sucesso na indústria:

    • Apoio financeiro (US$ 50 mil dólares para financiar a produção)
    • Mentoria individual e orientação de líderes do setor (para conectar participantes a um sistema de apoio e oportunidades)
    • Vitrine do projeto para a indústria (que fornecerá destaque ao trabalho)

    O que faltava para o programa ser realizado era um comitê fechado, que teve os nomes anunciados no final de março:

    • Cate Blanchett (atriz em filmes como “Tár”, “Oito Mulheres e Um Segredo”, “Blue Jasmine”)
    • Janicza Bravo (diretora, produtora de cinema e roteirista em produções como “Gregory go Boom”, “Atlanta” e “Para Sempre”)
    • Jane Campion (diretora em filmes premiados como “O Piano” e “Ataque dos Cães”. Pelos mesmos filmes, respectivamente, foi a segunda entre cinco mulheres nomeadas ao Oscar de Melhor Direção e a primeira na história a receber a Palma de Ouro no festival de Cannes)
    • Emma Corrin (intérprete de Diana em “The Crown”, Corrin assumiu a identidade não-binária em 2023)
    • Coco Francini (produtora executiva de filmes como “Mrs. America” e “Oito Odiados”)
    • Greta Gerwig (atriz, diretora e roteirista, é responsável por filmes como “Barbie”, “Adoráveis Mulheres” e “Lady Bird: A Hora de Voar”)
    • Lily Gladstone (vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “Assassinos da Lua das Flores”, Gladstone é também ativista dos direitos dos povos originários)
    • Eva Longoria (de origem mexicana, a atriz é conhecida por papeis e participações em séries e programas de sucesso nos EUA como “Brooklyn Nine-Nine”, “Empire” e “Jane the Virgin”)
    • Dra. Stacy L. Smith (principal acadêmica e ativista que trabalha para transformar o cenário da mídia em direção à inclusão e pertencimento)
    • Lilly Wachowski (cineasta conhecida pela franquia “Matrix” e a série “Sense8”, ela revelou ser transgênero em 2016)
    • Chloé Zhao (diretora, roteirista, produtora e editora chinesa conhecida por seu trabalho em filmes independentes americanos, e ganhou destaque com “Nomadland”)

    CNN Good News

    A novidade sobre o Proof of Concept é uma das boas notícias do último episódio do CNN Good News, o programa disponível semanalmente no YouTube da CNN Pop toda sexta, às 20h.

    Além de trazer informações para alegrar sua semana, cada episódio conta com um grupo de cachorros disponíveis para adoção pelo Adote ViCa, centro de adoção parceiro do programa.