Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cegos recuperam visão com implantes feitos de pele de porco

    Episódio do CNN Good News desta sexta (25), disponível às 20h, também tem uma entrevista com o Super-Homem brasileiro e fala de um projeto da USP que desenvolve alimentos a partir de larvas de mosca

    Flávia Martinsda CNN

    A cegueira pode ser tida como uma condição irreversível para a maioria das pessoas – mas não para a ciência.

    Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, conseguiram restaurar a visão de 20 pessoas que tinham problemas na córnea após um experimento piloto que usou implantes feitos de um material nada óbvio: pele de porco.

    Entre os voluntários do estudo, 14 pessoas que eram cegas conseguiram voltar a enxergar totalmente em até dois anos depois do procedimento.

    Em um relatório da própria universidade, professores do departamento de Ciências Clínicas e Biomédicas explicaram que o implante de córnea é feito através de um processo de bioengenharia que extrai a proteína de colágeno da pele do porco.

    Além dos ótimos resultados com os pacientes, os pesquisadores também descobriram que as próteses podem ser produzidas em larga escala e armazenadas por até dois anos, o que pode ajudar a diminuir as filas de espera por uma doação de córnea humana ao redor do mundo.

    E essa não é a única notícia boa da semana. O CNN Good News desta sexta-feira (25), que vai ao ar às 20h no canal do YouTube de CNN Pop, traz um cardápio de tudo que aconteceu de melhor no Brasil e no mundo nos últimos dias.

    Insetos serão a comida do futuro?

    Com o aumento da população mundial e o aquecimento global, problemas como insegurança alimentar e fome tendem a ser cada vez mais frequentes.

    E justamente para tentar enfrentar esse problema e contribuir para uma indústria mais sustentável, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo alimentos feitos a partir de larvas de mosca.

    Tem pãozinho feito de farinha de larvas e salsichas de mosca. Quem arrisca experimentar?

    Nesse sentido, até mesmo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que é uma das agências das Nações Unidas, já alertou que os insetos serão grandes aliados da alimentação humana no futuro.

    Quer saber quais outros assuntos estão no novo episódio do CNN Good News? É só assistir acima.

    Aqui vai mais um spoiler: tem uma entrevista especial com o advogado Leonardo Muylaert, o Super-Homem brasileiro, que usa seus “poderes” de herói para espalhar o bem, e um vídeo emocionante de uma pequena Mulher Maravilha.

    Parceria com o AdoteViCa

    A cada programa CNN Good News, cães disponíveis para adoção do AdoteViCa marcam presença no estúdio.

    Em 2017, descontentes com a venda de filhotes em uma franquia de petshop que haviam comprado, o casal Amanda Senna e Marcos Vieira da Cunha decidiu transformar a estrutura do negócio em um ponto de adoção.

    Desde então, mantendo a oferta normal de serviços de um petshop, eles já mudaram a vida de mais de seis mil animais e famílias que optaram por adotar. Os gatos e cachorrinhos chegam ao ViCa, em sua maioria, pela parceria com a Recanto Bicho Feliz, uma ONG que reúne animais resgatados do abandono ou de situações de risco.

    A página do Instagram, abastecida com os pets e suas histórias e também com os retratos das novas famílias de cada um, já conta com quase 190 mil seguidores – entre eles, alguns famosos. As chefs Paola Carosella e Bela Gil são exemplos de personalidades que passaram pelo centro de adoção e levaram pra casa novos membros da família.

    Todos os episódios têm a participação de cães que estão para adoção no Adote ViCa / CNN

    Como fazer para adotar?

    Além de ter muita vontade de ter um parceiro para a vida e, claro, responsabilidade para cuidar dele por muitos anos, o Adote ViCa tem algumas regras.

    Para levar um animal para a casa, o centro de adoção exige que a pessoa seja maior de 18 anos de idade, e que leve o seu RG e comprovante de residência na hora de adotar.

    O centro de adoção ViCa fica na Rua Pamplona, 1481, no bairro Jardins, em São Paulo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h.

    CNN Good News

    O programa nativo para os canais digitais vai ao ar toda sexta-feira, às 20h, no canal do YouTube da CNN Pop, e ficará disponível para você assistir quando quiser.

    Acesse também as redes sociais da @CNNBrasil e @CNNPop para conferir cortes do conteúdo e bastidores das gravações.

    Se tiver pautas positivas ou sugestões de assunto, mande um e-mail goodnews@cnnbrasil.com.br