Cicely Tyson, vencedora de Oscar honorário, morre aos 96 anos

A atriz Cicely Tyson, dona de uma uma carreira de 60 anos que lhe valeu três Emmys e um prêmio Tony, morreu nesta quinta-feira (28) aos 96 anos

Cicely Tyson
Cicely Tyson Foto: Rodin Eckenroth/FilmMagic - 2020 FilmMagic -IMDB

Da Reuters

Ouvir notícia

 

A atriz Cicely Tyson, dona de uma uma carreira de 60 anos que lhe valeu três Emmys e um prêmio Tony, morreu nesta quinta-feira (28) aos 96 anos, disse seu empresário em um comunicado.

Nenhuma causa de morte foi fornecida. Tyson completou recentemente um livro de memórias, “Just As I Am”, que foi lançado apenas nesta semana.

As performances mais elogiadas de Tyson vieram em obras históricas, como o filme “Sounder” de 1972, no qual ela interpretou a esposa de um meeiro de Louisiana. Esse filme rendeu a Tyson sua única indicação ao Oscar, mas ela recebeu um Oscar honorário em novembro de 2018.

 

Ela também ganhou dois Emmys pelo mesmo filme de TV, “The Autobiography of Miss Jane Pittman” – um de melhor atriz em minissérie ou filme e outro de atriz do ano. O filme de 1974 cobriu a vida de uma mulher desde a escravidão até os anos 1960.

Tyson ganhou outro Emmy 20 anos depois por “Oldest Living Confederate Widow Tells All”. Suas outras nove indicações ao Emmy incluíram interpretar Binta, a mãe da escrava Kunta Kinte na inovadora minissérie de 1977 “Roots”, a esposa do reverendo Martin Luther King Jr., Coretta, em “King” e a educadora inspiradora em ” A história de Marva Collins. “

Recentemente, também atuou na série ‘How To Get Away With Murder”.

Seu empresário, Larry Thompson, disse em um comunicado que Tyson “pensava em suas novas memórias como uma árvore de Natal decorada com todos os enfeites de sua vida pessoal e profissional”.

“Hoje ela colocou o último ornamento, uma estrela, no topo da árvore”, acrescentou.

Mais Recentes da CNN