CNN Nosso Mundo entrevista a educadora parental e escritora Elisama Santos

Especialista fala sobre a arte de criar e se relacionar com os filhos

Educadora parental e escritora Elisama Santos é a convidada desta sexta-feira (24) do CNN Nosso Mundo
Educadora parental e escritora Elisama Santos é a convidada desta sexta-feira (24) do CNN Nosso Mundo CNN/Reprodução

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (24) recebe a educadora parental e escritora Elisama Santos, que fala sobre a arte de criar e se relacionar com os filhos.

Vários estudos mostram que a pandemia do novo coronavírus deixou as mulheres ainda mais sobrecarregadas, e afetou em cheio a saúde mental feminina.

Quando as famílias começavam a se acostumar com a rotina de isolamento social, ensino à distância e trabalho remoto, de repente, vem um começo de reabertura, com os filhos voltando para a escola, pais retomando as idas para o escritório, e, no meio de todas essas mudanças e adaptações, mães e pais precisam encontrar forças para criar e educar os filhos.

Muitos se cobram por uma parentalidade beirando a perfeição, com mais tempo disponível, muito carinho e paciência de sobra.

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira debate como equilibrar tudo isso. Há quem diga que a melhor opção é aceitar que, entre o ideal e o real, a gente faz o que é possível, só que é muito importante saber que este “possível” pode – e deve – melhorar.

Para Elisama, “a pandemia acabou com a ilusão de pais perfeitos” e, além disso, “estamos tendo menos contato com os nossos filhos e entendendo menos suas questões”.

Segundo a educadora, “não podemos esquecer que somos referência para as nossas crianças” e precisamos dedicar tempo e atenção a elas, entre outros pontos.

Não há como compensar nossa ausência com presentes e celulares

Elisama Santos, educadora parental

Em uma provocação, Elisama afirmou que “somos uma geração que fala muito sobre limites na infância, mas não temos limites na vida adulta”.

Carinho e mimo não estraga ninguém, o que estraga é a negligência

Elisama Santos, educadora parental

Elisama Santos é psicanalista, escritora, especialista em inteligência emocional, educadora parental e consultora e ativista da Comunicação Não Violenta na Educação. Quando seu primeiro filho estava para nascer, ela deixou para trás a carreira de advogada e decidiu estudar a fundo sobre infância.

Ela é entrevistada por Lia Bock, Thais Herédia e Rita Wu, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN